CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Actualidade
Optimismo reina na mediação imobiliária

Optimismo reina na mediação imobiliária

19 de julho de 2016

O mês de Junho apresentou um aumento nos níveis de optimismo dos agentes imobiliários, sobretudo, devido ao aumento das visitas e das vendas concretizadas e ao desenvolvimento da actividade.

Apesar do tempo médio de venda e arrendamento ter aumentado face ao mês anterior, situando-se nos 9,4 e 3,4 meses, respectivamente (superior ao mês de maio: 8,1 meses; 2,9 meses), a expectativa é grande nos mediadores.

De acordo com o Imovirtual Market Index (IMI), indicador que reflecte a expectativa dos agentes imobiliários em Portugal, desenvolvido em parceria com a REVConsultants, 48% dos inquiridos referiram que aumentaram as visitas realizadas por potenciais interessados, 40% alegaram que se mantiveram e apenas 12% que diminuíram.

Quanto à manutenção dos negócios concretizados, 42% referiu a manutenção dos mesmos, 35% mencionou um aumento da variável em análise e 23% indicou que registou uma diminuição.

Sobre o desenvolvimento da actividade, 38% dos inquiridos observou um comportamento positivo e somente 11% constatou um decréscimo da mesma (representatividade inferior ao mês anterior).

O estudo revela ainda que segundo os agentes imobiliários inquiridos, os principais factores negativos que tiveram especial impacto no mercado imobiliário durante o mês de Junho foram: A instabilidade no mercado de trabalho (63%); a desadequação do produto imobiliário existente em relação à procura (47%) e a diminuição do poder de compra (26%).

No curto prazo, 52% dos inquiridos estima que o preço dos imóveis se mantenha e 42% prevê um aumento dos mesmos.

Relativamente ao dinamismo da actividade, 59% acredita numa melhoria da mesma, enquanto que apenas 6% considera que as condições do mercado possam piorar.

PUB
PUB
TURISMO
Alojamento e Restauração com maior proporção de novas contratações no 2º trimestre
27 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Procura de famílias estrangeiras que fixam residência em Portugal impulsionam mercado de arrendamento
27 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Novo Fundo de Investimento da Sonae Sierra adquire cinco supermercados na Alemanha
26 de outubro de 2021
PUB