Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Medway constrói novo terminal ferroviário de mercadorias em V. N. de Famalicão

 

Medway constrói novo terminal ferroviário de mercadorias em V. N. de Famalicão

16 de setembro de 2021

A Medway - Transporte & Logística, o maior operador ferroviário privado de transportes de mercadorias na Península Ibérica vai construir um terminal em Vila Nova de Famalicão num investimento que ascende a 63 milhões de euros.

A empresa, detida na sua totalidade pela MSC Rail, uma subsidiária da gigante internacional suíça Mediterranean Shipping Company, a fim de aumentar e melhorar a sua capacidade de operação.

Numa sessão que decorreu esta terça-feira, na Casa do Território, o Presidente do Conselho de Administração da Medway, Carlos Vasconcelos, explicou que a paragem provocada pela pandemia “permitiu-nos reformular o projecto (inicial), introduzindo melhoramentos a vários níveis, nomeadamente no que diz respeito à tecnologia de ponta, o que claro aumentou o investimento”. Recorde-se que o projecto inicial apontava para um investimento na ordem dos 35 milhões de euros.

O terminal ferroviário de mercadorias e a respectiva unidade de execução ficará localizado na Freguesia de Lousado, em Vila Nova de Famalicão.

O novo terminal terá 4 linhas férreas de 750 metros, numa área total de 220.000 metros quadrados e capacidade para 11.000 TEU. Terá também ligação para contentores refrigerados, área reservada para mercadoria perigosa, espaços para armazenagem e serviços logísticos, parque seguro para camiões, oficinas e vigilância 24 horas.

«Ccom ligação ferroviária directa, através da Linha do Minho, bem como com as acessibilidades rodoviárias através de diversas vias principais, este terminal irá potenciar a indústria exportadora local, facilitando a logística das suas mercadorias, contribuindo, desse modo, para a economia e o emprego da região» - refere o município de Famalicão em comunicado.

O terminal deverá estar pronto até ao final de 2022 e criará

45 postos de trabalho directo.