CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Jorge Bota é o novo Presidente da Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária

29 de junho de 2022

Jorge Bota é o novo Presidente da ACAI – Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária que agrega as maiores empresas do sector, responsáveis pela maioria do volume transaccionado em investimento imobiliário, avaliações e demais transacções em imobiliário comercial, em Portugal.

Jorge Bota foi eleito para um mandato de três anos para presidir à direção desta Associação empresarial constituída em 2013, que tem como objetivo a promoção, regulamentação e desenvolvimento da atividade de consultoria imobiliária, de avaliação e administração de imóveis, de mediação e acompanhamento de negócios imobiliários, bem como de defesa, promoção e representação dos interesses empresariais do sector. Na direção da ACAI estão representadas as principais consultoras do mercado: Jorge Bota da B. Prime na Presidência, Francisco Horta e Costa da CBRE na Vice-Presidência, Eric van Leuven da Cushman & Wakefield, Pedro Lancastre da JLL e Pedro Rutkowski da Worx como vogais; para além de Patricia Melo e Liz da Savills como membro do Conselho Fiscal.  

A ACAI tem como objectivo garantir total abertura e transparência do mercado imobiliário comercial, tornando-o cada vez mais profissional e adoptando as melhores práticas internacionais, com o objectivo de tornar o mercado português atractivo e acessível para todos os “players” internacionais, sendo investidores, promotores, instituições financeiras ou ocupantes.

É neste âmbito que, entre outras iniciativas, promoveu a criação do LPI – Lisbon Prime Index, um índice que recolhe e disponibiliza os principais dados disponíveis para o mercado de escritórios e que estão na origem dos mais diversos estudos de mercado, sendo a fonte mais fidedigna sobre a actividade no mercado de escritórios em Lisboa.

Esta base comum das Associadas garante a missão da ACAI, no sentido de procurar promover acções junto dos diversos representantes de entidades públicas como Municípios, Governo e Assembleia da República, procurando juntamente com outras associações representativas do mercado imobiliário, uma intervenção no sentido de fazer evoluir este relevante sector, que captou em média cerca de 3.000 milhões de euros de investimento anual, nos últimos quatro anos.

As Associadas da ACAI são responsáveis por cerca de 95% dos negócios imobiliários envolvendo a propriedade comercial, através da sua prestação de serviços de avaliação, consultoria e/ou mediação.Em conjunto, nos últimos cinco anos, estas empresas foram responsáveis por avaliar mais de 118 milhões de m2 de imoveis; para além de terem colocado 660.000m2 de lojas, 900.000m2 de escritórios e 700.000m2 de área logística e industrial, em Portugal, o que representa a maior parte dos negócios em imobiliário comercial, no nosso país.

Segundo Jorge Bota, Presidente da ACAI: “Este é um sector com um forte dinamismo, em que as consultoras que nele participam têm uma liderança ímpar no desempenho do mesmo, sendo intervenientes activos no crescimento, profissionalismo e na melhoria contínua, continuando a inovar, agregando-se na ACAI para desta forma poderem desempenhar uma função colaborativa com todos os “stakeholders” do sector. É por esta razão e pelos objectivos ambiciosos que temos para os próximos anos, para tornar este setor cada vez mais profissional e na vanguarda da mudança, cada vez mais reconhecido como uma das mais dinâmicas atividades económicas, que me sinto muito honrado por esta eleição como Presidente e por toda a equipa que compõe todos os órgãos directivos”.

A ACAI representa as principais empresas de consultoria imobiliária a operar em Portugal – B. Prime, CBRE, Cushman & Wakefield, JLL, Savills e Worx.