Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Internacional
NY: arranha-céus Chrysler vendido com enorme menos-valia

 

NY: arranha-céus Chrysler vendido com enorme menos-valia

9 de abril de 2019

O fundo RFR, do multimilionário imobiliário nova-iorquino Aby Rosen, e a Signa Holding GmbH, a maior empresa imobiliária privada austríaca, compraram à empresa estatal Abu Dhabi Investment Council (ADIC) o arranha-céus Chrysler, naquele que é já considerado um dos grandes negócios imobiliários recentes, não tanto pelo montante mas pelo preço de saldo por que foi adquirido o icónico imóvel.

O “Chrysler Building”, que era propriedade da empresa que gere o património imobiliário do maior dos Estados dos Emirados Árabes Unidos (90%), e da imobiliária norte-americana Tishman Speyer (10%), foi posto à venda há três meses e, na altura, chegou a falar-se que o valor da transacção poderia vir a superar os mil milhões de dólares (867 milhões de euros), uma vez que em 2008 o fundo do emirado pagou já 800 milhões de dólares (695 milhões de euros) por apenas uma participação de 90%do imóvel.

Surpresa geral: o prédio de 77 andares inaugurado em 1930 e considerado uma obra-prima da arquitectura art déco, foi vendido por apenas 150 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 133,5 milhões de euros).

Segundo os analistas, “a venda acontece num momento particularmente difícil para o mercado imobiliário em Nova York e, em particular, em Manhattan – a Big Apple”. Segundo aqueles, os preços tenderão ainda a baixar mais, uma vez que a “Hudson Yards, na costa oeste de Manhattan, em breve terá mais de 1,6 milhão de metros quadrados de novos escritórios e residências, o que aumentará ainda mais a pressão para baixo sobre os prédios mais antigos”.

O arranha-céus foi inaugurado em 1930, tendo sido mandado construir pelo fabricante de automóveis Walter Chrysler, dono da famosa marca da automóveis. Situa-se na esquina da rua 42 com a avenida Lexington e é actualmente o terceiro edifício mais alto da cidade de Nova Iorque, o sétimo mais alto dos EUA e o 60º maior do mundo, com 319 metros.

O Grupo RFR do multimilionário imobiliário Aby Rosen possui e gere actualmente activos no valor de 13 mil milhões de dólares (11.567 milhões de euros) em todo o mundo.