


Mayor de Nova Iorque quer acabar com ‘arranha-céus´ de vidro
O Mayor da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, vai apresentar um projecto de lei que proíbe a construção de arranha-céus de vidro. A intenção do executivo da cidade é reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 30%. Blasio, ao anunciar a futura medida, descreveu os arranha-céus de fachada de vidro como "incrivelmente ineficientes" por causa da perda de calor, segundo a NBC New York.
A futura lei irá também exigir que os prédios de vidro existentes sejam adaptados para atender a novos padrões de emissões de carbono mais rigorosos.
O conselho da cidade aprovou no início do mês de Abril a Lei de Mobilização Climática, um conjunto de 10 projectos que respondem às metas estabelecidas no Acordo Climático de Paris – refere a publicação.
Segundo esta lei, 50.000 dos edifícios da cidade terão que reduzir as emissões de carbono a partir de 2024, diminuindo em 40% até 2030 e até 80% em 2050. A eficiência energética muito rigoroso far-se-à através da aplicação de novos isolamentos, instalação de janelas eficientes e outros processos amigos do ambiente. Os novos edifícios terão que ter obrigatoriamente telhados com cobertura vegetal e painéis solares, mini turbinas eólicas ou a combinação das duas opções.
Segundo a publicação norte-americana, a lei aplica-se a prédios com mais de 2.300 m2, responsáveis por metade de todas as emissões dos prédios, apesar de representarem apenas 2% do total de edifícios na cidade.