CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Inicia a construção na Alta de Lisboa da maior Residência de Estudantes do Grupo U.Hub em Portugal

7 de junho de 2021

O Grupo U.Hub Investments iniciou no passado mês de Maio, a construção da sua quarta residência de estudantes em Lisboa, localizada na Alta de Lisboa e a maior do Grupo em Portugal.

Após a conclusão da Residência da Areosa, no Porto, junto ao Polo Universitário da Ásprela, com 456 unidades de habitação de diferentes tipologias, iniciam-se assim as obras da Residência Universitária do Lumiar na Alta de Lisboa, que foram adjudicadas à Gabriel Couto, que já trazia a experiência da Invicta. 

Com a assinatura do atelier de arquitetura PG - Arquitectos Associados, este novo empreendimento destinado a acolher a futura residência universitária do Lumiar, será implantado em quatro lotes e prevê a construção de oito pisos em cada um dos edifícios acima da cota de soleira e um piso enterrado, totalizando uma área total de construção de superior a 15.500 m2, sendo cerca de 3.000 m2 destinados à cave.

Dos cerca de 12.600 m2 previstos acima do solo, mais de 11.000 m2 serão destinados às residências para estudantes, estando previstas 498 unidades de habitação de diferentes tipologias. Nos pisos inferiores localizam-se os espaços coletivos de apoio para as funções lúdicas, convívio, lazer, trabalho e estudo, com áreas generosas e condições de ambiente e equipamentos apropriados para as diversas funções. Para complementar o dia-a-dia dos futuros residentes, este equipamento dispõe ainda de um conjunto de serviços de apoio diversos, nomeadamente lavandaria, arrumos, limpeza, tudo gerido a partir da unidade de operação e gestão do empreendimento.

O futuro empreendimento será totalmente ocupado por uma Residência de Estudantes, com excepção de duas áreas de comércio e serviços implantadas ao nível do piso 0.

A tipologia de alojamento preconizado no projecto constitui um modelo multinuclear, que agrupa em cada núcleo um conjunto médio de oito  unidades de alojamento individual organizadas em torno de um espaço comum de apoio com funções de estadia e apoio nas refeições. Este modelo permite estabelecer um padrão de organização descentralizado que agrupa pequenas comunidades autónomas com independência funcional, permitindo gerir operacionalmente de forma mais eficaz.

Recorde-se que este grupo U.Hub Investments, em que pontifica Jaime Antunes, Hugo Gonçalves Pereira e a gestora de activos Atrium, está a investir em força nestes últimos anos no segmento de residências universitárias, tendo inaugurado no ano passado uma das maiores residências em Portugal, localizada no Porto, na zona da Areosa, também executado pela Gabriel Couto, como referido.

Ambos os projectos fazem parte do programa de investimentos previsto por este grupo promotor, o qual visa tornar nos próximos anos, a rede U.HUB, líder no segmento das residências para estudantes em Portugal, com um universo de mais de 2.000 unidades de alojamento. A empresa tem ainda planeados outros projectos na Capital e na Invicta, totalizando um investimento superior a 60 milhões de euros.

Parceria com o grupo belga Xior

Recorde-se que, entretanto, o grupo U.Hub Investments estabeleceu uma parceria com o grupo belga XIOR (empresa cotada na Euronext e líder de mercado na Bélgica e na Holanda na área das residências de estudantes), englobando a totalidade o portefólio de residências de estudantes da rede U.HUB em Portugal, incluindo quatro activos em Lisboa e dois no Porto, em diferentes fases de operação e desenvolvimento.

Para Daniel Costa, Director Comercial da Gabriel Couto, “a adjudicação deste novo Projeto à nossa empresa, é um motivo de orgulho e sinal inequívoco da Confiança que a U.HUB e outros Clientes mantém na Gabriel Couto. A exemplo de outros grupos investidores que têm vindo a depositar total confiança na competência técnica apresentada pela nossa empresa, é um privilégio ter a responsabilidade da construção de grandes projectos residenciais e imobiliários que fazem a diferença no mercado.”

Com méritos reconhecidos no sector da construção, tanto a nível nacional como internacional, para a Gabriel Couto a adjudicação deste desafiante projecto, surge no seguimento de uma aposta muito forte do grupo no sector privado nestes últimos anos.