CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

Tiko

Tiko promove os seus empregados a proprietários da empresa

9 de maio de 2022

A Tiko, a proptech que oferece uma forma mais rápida e cómoda de comprar ou vender uma casa, acaba de abrir o capital aos seus empregados através do acesso a stock options.

Num formato típico dos ecossistemas tecnológicos, onde as empresas partilham o valor criado com a equipa, e que serve como argumento para reter e recrutar talento, a Tiko destaca-se por ser a primeira empresa espanhola de base tecnológica a oferecer o acesso a stock options a todos os seus empregados e futuros empregados. Em Portugal, a Tiko tem operação em Lisboa, Setúbal e Porto.

Com esta opção, a proptech quer incentivar e reforçar o compromisso de todos os empregados com a empresa. Caso a empresa seja vendida, os empregados têm aqui uma fonte de rendimento adicional, que poderá multiplicar significativamente o seu salário anual.

Um exemplo desta situação aconteceu em Silicon Valley, o berço das tecnológicas, onde os empregados de empresas bem-sucedidas são simultaneamente proprietários desde a sua criação. Ao longo do tempo, estas empresas de base tecnológica têm-se valorizado e permitido a muitos colaboradores tornarem-se milionários.

"Sem dúvida, a equipa é o activo mais valioso da Tiko. É por isso que acreditamos que o programa de stock options é uma forma de recompensar o trabalho de todos eles, ligando-os ao crescimento e sucesso da empresa", explica Sina Afra, fundadora e CEO da Tiko.

De acordo com a startup, a Tiko tem uma filosofia que se baseia na igualdade, companheirismo e liberdade para todos os seus empregados; um reflexo disto é a obtenção da certificação Great Place to Work®, que reconhece as empresas que têm as melhores culturas de trabalho, em que a confiança e o orgulho de pertencer à equipa é uma prioridade.