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Startup Tiles & Tales traz o modelo de negócio de comissões fixas à mediação imobiliária no Norte

17 de agosto de 2021

Com apenas dois meses no mercado imobiliário, a Tiles & Tales é a primeira agência de mediação imobiliária da região Norte a usar o modelo de negócio de comissões fixas e a primeira agência nacional com escalões, de acordo com o tipo de imóvel a tratar.

Projectada para surgir em 2020 mas em consequência da actual situação pandémica, a Tiles & Tales acabou por nascer apenas em 2021, tendo apenas dois meses de vida aproximadamente. De acordo com a empreendedora Eva Pereira, a Tiles & Tales surgiu como uma oposição ao notório crescimento do número de agências imobiliárias tradicionais, que nada oferecem de inovador ao mercado. “Só na cidade do Porto são centenas”.

Na sua opinião, verifica-se que acaba por ser mau para o cliente e para o negócio como um todo, inclusive para os profissionais. “O cliente vendedor está cansado de ser abordado dezenas de vezes por parte de empresas com o mesmo modelo de negócio, e a mesma estratégia de angariação e venda. A situação atingiu um ponto de ruptura tal que muitos clientes descredibilizam totalmente a actividade e o profissional pois já não conseguem fazer a melhor escolha em tempo útil e deixam mesmo de ter interesse em conhecer diferenças entre mediadoras”, explica.

Como surgiu a ideia para o negócio?

Quando se encontram imóveis no mercado, anunciados por 10 imobiliárias diferentes, no entanto todas eles apresentando o mesmo preço, a mesma comissão, o mesmo tipo de serviço…onde talvez a única diferença notória seja ao nível da fotorreportagem, em muitos casos deplorável. Isto faz com que o cliente deixe de estar disposto a pagar dezenas de milhares de euros por um serviço pouco profissional e de má qualidade, até porque corre o risco de parecer que está desesperado para vender e que o imóvel tem algum problema. Principalmente quando o cliente tem recurso a portais imobiliários de bastante afluência, como por exemplo o Idealista, Imovirtual. Porque no fundo, a mais valia das imobiliárias tradicionais, do ponto de vista do cliente é a obtenção de um maior número de interessados no seu imóvel. Algo que os portais e uma placa também poderão fazer. Notou-se um aumento do recurso a estas duas ferramentas durante a pandemia, mesmo por particulares que por terem mais tempo disponível, decidiram colocar os seus imóveis à venda, apesar de o volume de transacções das mediadoras não ter sido severamente afectado. A pandemia trouxe também muita procura por moradias ou imóveis com áreas exteriores e aumentou a oferta ao nível dos imóveis comerciais.

Foi precisamente a questão dos portais, o ponto de partida da Tiles & Tales. Veja-se o Idealista dos dias de hoje. O negócio desta plataforma já não é o cliente particular como era inicialmente, mas sim os anúncios das diferentes mediadoras, que perceberam que muitos contactos de clientes compradores vinham dali. E porque não aliar o melhor dos dois mundos? Um portal evita o aborrecimento das reuniões com diversas mediadoras para colocação do imóvel no mercado. O cliente só tem de fazer uma fotorreportagem e uma descrição do imóvel. Mas falta-lhe o apoio de um profissional, que conhece o mercado, que pode fornecer uma avaliação correcta, que pode apoiar ao nível da fotorreportagem, que qualifica clientes e é responsável pelas visitas, que conhece todas as questões e problemáticas inerentes ao negócio do ramo imobiliário.

O que diferencia a Tiles & Tales?

A Tiles & Tales fornece tudo isto ao cliente vendedor através de uma área de login. O cliente preenche um formulário acerca da venda, consegue inserir o seu imóvel, e enviar toda a documentação necessária para o negócio, sujeitos a aprovação. As fotografias e as descrições são revistas pelos consultores, que farão novas fotorreportagens se necessário. Se faltarem documentos, o consultor entrará em contacto por mensagem privada para os obter. Não são publicados imóveis sem certificado energético. Se tudo estiver correcto, o imóvel é automaticamente publicado. O cliente vendedor consegue gerir os seus imóveis que se encontram publicados na plataforma. Previamente à inserção do imóvel o cliente pode solicitar uma avaliação gratuita através de formulário específico descritivo das principais características.

Por outro lado, o cliente comprador, através da sua área de login tem também um formulário para preenchimento e consegue guardar imóveis favoritos, pesquisas, comparar imóveis, agendar visitas. É-lhe também solicitado o upload dos documentos necessários para o negócio. De notar que o site da Tiles & Tales apresenta uma página específica denominada “Guia de Zona” onde um cliente desconhecedor de determinada freguesia fica, à partida, a saber que tipo de pessoas habitam ali, que tipo de imóveis existem, quais os espaços de lazer e comércio, por exemplo.

Porquê utilizar o modelo de negócio de comissões fixas?

O modelo de negócio de comissões fixas distribuídas por escalões surgiu como contraponto entre dois modelos de negócios já existentes, um mais antigo que o outro: o das imobiliárias tradicionais que cobram 3%, 5%, bastante presente na região Norte, e o das imobiliárias online que começam agora a surgir, maioritariamente na região de Lisboa, mas com maior expressão em Inglaterra por exemplo, que cobram um valor fixo na ordem dos 3999 euros, 1499 libras e similares.

Na Tiles & Tales não existem valores em percentagem para compra e venda. Porquê cobrar valores diferentes pela venda de imóveis de características similares? Como se sabe, o valor de um imóvel está dependente, muitas vezes de diversos factores externos ao próprio imóvel. Se o que é requerido para a venda for semelhante, não parece fazer sentido cobrar mais pelo serviço.

Por outro lado, cobrar um valor fixo sem ter em conta as características dos imóveis também não parece fazer muito sentido. Uma venda de um apartamento não é certamente igual à venda de um edifício de 10 apartamentos em propriedade plena. Um mero exemplo. Em oposição a uma parte das imobiliárias online de comissão fixa, na Tiles & Tales os consultores fazem as visitas aos imóveis com os clientes, as visitas virtuais servem apenas de ferramenta de selecção. Para que se chegasse aos escalões de comissões apresentados pela Tiles & Tales foi feito um estudo de mercado ao nível nacional, para venda e arrendamento, de forma a segmentar valores de acordo com as características dos imóveis existentes.

Este modelo permite poupar milhares de euros aos clientes sem prejudicar os consultores, que recebem a sua comissão a 100% mediante o pagamento de um fee.

Quais as expectativas para este ano da empresa?

A Tiles & Tales encontra-se de momento em busca de diversos consultores que queiram fazer parte do seu crescimento, com ou sem experiência. Uma vez que a Tiles & Tales funciona com base em consultores dedicados com conhecimento específico de uma determinada zona, aliás, o próprio site permite pesquisar por consultores específicos, numa fase inicial está previsto incluir pelo menos 23 consultores para atribuir a todas as freguesias do Porto, bem como às freguesias mais centrais de Matosinhos e Vila Nova de Gaia. É dada formação ao nível do negócio da mediação imobiliária, da fotografia e vídeo, e da legislação relativa ao branqueamento de capitais. O objectivo é conseguir reunir em equipa pelo menos 200 imóveis até ao final do ano e construir um portefólio considerável de potenciais clientes.

A Tiles & Tales propõe-se fazer mediação de compra e venda de imóveis, e de arrendamento de imóveis. Para além disto oferece também o serviço de gestão integral de arrendamentos residenciais onde aí sim é cobrado um valor em percentagem, pela impossibilidade de recorrer aos valores fixos, devido à própria logística do negócio.

Está prevista a expansão da funcionalidade de agendamento das visitas, pela criação de um calendário que é partilhado entre os intervenientes, agilizando ainda mais o processo. As placas da Tiles & Tales estão desenhadas para que tenham apenas o logótipo da empresa e o contacto do consultor, mas está prevista a inclusão de QR codes com os dados dos imóveis, de modo a agilizar o processo de qualificação de clientes.