CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

 

 

 

 

Mordomo virtual de lusodescendente conquista a Apple

20 de junho de 2018

O ‘smart jarvis’, um mordomo virtual inovador para gerir a casa, vai ser lançado a 6 de Julho em todo o mundo, pelo lusodescente francês, Davy Ramos, de 29 anos. Trata-se de um sistema inovador na área da inteligência artificial para ter em casa e que já conquistou a multinacional norte-americana Apple.

Em 10 meses, Davy Ramos, 29 anos, registou dez patentes e desenvolveu o ‘smart jarvis’, um mordomo virtual inovador para gerir em casa a electricidade, a temperatura, os estores eléctricos e os sistemas de alarme, videovigilância e deteção de presença.

À agência Lusa, explicou que “é um mordomo que aprende as rotinas diárias dos residentes e, por exemplo, se chego a casa às 18:00, pode às 17:45 ligar automaticamente o aquecimento ou o ar condicionado, as luzes, abrir os estores e desligar o alarme e sistema de controlo de presenças”.

“As pessoas podem aproveitar de outra maneira o tempo que gastavam nessas tarefas” refere o lusodescendente, cujos pais são ambos oriundos de Torres Vedras.

A plataforma digital é instalada no quadro eléctrico da habitação e pode ser programada por telemóvel.

Davy Ramos nasceu em França, para onde os pais emigraram, e, quando há 10 anos concluiu o ensino técnico-profissional, abriu uma empresa em Mureaux, cidade a 20 quilómetros de Paris, onde vai ser feito o lançamento para todo o mundo.

A empresa, que fatura por ano 600 mil euros, dedica-se à instalação de sistemas domóticos para a casa e, desde há um ano, criou 10 postos de trabalho diretos e 12 indiretos só para o desenvolvimento e comercialização da nova tecnologia.

O empreendedor refere que “noventa e cinco por cento dos clientes não estavam muito satisfeitos, porque a domótica não é nada inteligente, e, para aumentar a satisfação dos clientes, pensei associar a inteligência artificial à domótica”, conta, “criando um ‘cérebro’ que programa e coordena vários produtos, de marcas diferentes”.

O português João Amador, 46 anos, do Barreiro, associou-se à equipa e é o diretor para Portugal e países lusófonos e explicou à Lusa que "este produto vai ter acesso à minha agenda e, se tenho o despertador a tocar às 06:30, vai levantar as persianas” [substituindo os despertadores] ou vai detetar a minha saída de casa e desligar as luzes”.

O lusodescente já conquistou a multinacional norte-americana Apple e, face ao grau de satisfação demonstrado por outros distribuidores durante a fase de experimentação no início deste ano, vai abrir em 2019 outra empresa para produzir e comercializar a tecnologia para todo o mundo.

Até 2020, a meta é vender 10 e 15 mil ‘jarvis’ e facturar seis milhões de euros só em França.

Após o lançamento, a tecnologia vai ser comercializada nos países europeus, lusófonos e ainda na Tunísia e Marrocos a um custo de 750 euros, sem impostos.

LUSA/DI