CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Há mais gente a viver no Porto

30 de julho de 2020

É o crescimento mais acentuado dos últimos três anos. De 2018 para 2019, a cidade do Porto registou um aumento de 1.009 habitantes, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.

Para a autarquia da Invicta, “São números históricos e que confirmam um crescimento sustentado do número de moradores na cidade ao longo dos últimos anos, contrariando a tendência das quatro décadas anteriores em que perdeu cerca de 100 mil habitantes”.

Em 2017, o Porto tinha 214.353 residentes, em 2018, esse número não desceu, e até cresceu em mais algumas centenas para os 214.936 de habitantes. No ano passado - sabe-se agora - o Porto foi nova casa para mais de 1.000 pessoas, fixando-se a última contagem nos 215.945 de população residente.

É prioridade do executivo da câmara liderada por Rui Moreira o aumento da população residente no município, invertendo a tendência das últimas décadas. Para além do incremento do programa de Renda Acessível, “também o próximo Plano Director Municipal (PDM), em fase final da revisão, estabeleceu como prioridade a recuperação demográfica e, para tal, quer reforçar a oferta de habitação, promovendo o aumento dos índices de edificação em determinadas zonas da cidade, discriminando positivamente a construção de habitação acessível e a criação de novas áreas de actividade económica” - refere a autarquia nortenha.