CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Grupo português Coba celebra 60 anos de actividade

17 de junho de 2022

Fundado em 1962 por quatro engenheiros portugueses e liderados pelo professor Laginha Serafim, o Grupo Coba é hoje reconhecido como das maiores e mais prestigiadas empresas de engenharia em Portugal.

A empresa é constituída para a realização de estudos e projectos de grandes obras hidráulicas. Evolui rapidamente na diversificação e actualmente estende os domínios da sua actividade a todos os ramos de engenharia, desde os grandes empreendimentos relacionados com a produção e distribuição de energia elétrica, aos projectos hidroagrícolas, de abastecimento de água e saneamento, bem como às infraestruturas de transporte viárias, ferroviárias e aeroportuárias e de desenvolvimento urbano.

Ao longo destes 60 anos de existência, a Coba deixou a sua marca em mais de 50 países, reunindo hoje cerca de 300 colaboradores. Para além da presença permanente nos mercados externos de Angola, Argélia, Moçambique, Brasil, Colômbia e Tunísia, a Coba prepara-se para a abertura de uma filial no Luxemburgo com o intuito de alargar a prestação de serviços para os mercados do Norte e Centro da Europa. A par desta expansão, o investimento recente na requalificação do edifício sede, visando uma melhoria da eficiência energética e das condições de trabalho dos seus colaboradores, bem como o investimento na formação e requalificação de quadros com vista à digitalização dos processos e à migração da sua cadeia de produção para plataformas BIM, preparam o futuro da empresa para continuar a oferecer a excelência dos seus serviços.

A forte participação no processo de modernização das infraestruturas em Portugal, traduz-se na autoria de inúmeros projetos de grande relevância internacional, quer na área dos aproveitamentos hidroelétricos e barragens para fins múltiplos, bem como das infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias que se construíram no país nas últimas seis décadas. Entre as obras mais emblemáticas encontram-se as Pontes Vasco da Gama e da Lezíria, as barragens de Sabugal, Meimoa e Odelouca, os aproveitamentos hidroelétricos de Alqueva II, Salamonde II, Ribeiradio-Ermida e Foz Tua e uma parte muito substancial das obras associadas ao perímetro de rega do Alqueva. Destaca-se também a intervenção em múltiplos sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. No sector dos transportes interveio nas redes de metro de Lisboa e Porto, nas Autoestradas do Norte e do Sul e na linha ferroviária Lisboa-Porto.

Para Fernando Prioste, CEO do Grupo, "esta data celebra um passado que nos orgulha servindo para reafirmar o compromisso com o futuro baseado nas pessoas, na inovação, na diversificação e na transferência do know-how para as gerações mais novas”.