CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Fundos imobiliários geriram 10.733,6 milhões de euros em Abril

27 de maio de 2021

Em Abril de 2021, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.733,6 milhões de euros, menos 23,0 milhões (0,2%) do que em Março. 

De acordo com a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários - CMVM, o montante investido nos fundos de investimento imobiliário cresceu 0,2% para 7.960,0 milhões de euros. Nos FEII, o valor recuou 1,4% para 2.359,4 milhões de euros e nos FUNGEPI desceu 0,3% para 414,3 milhões de euros.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 47,4% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao setor do comércio (46,2% do total).

A Interfundos (11,7%), a Square AM (11,4%) e a Caixa Gestão de Activos (9,0%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em Abril foi liquidado o fundo de investimento imobiliário “Banif Imogest – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado”, gerido pela Profile, e constituída a sociedade de investimento imobiliário “Unique Private Condo Imobiliária – SICAFI, SA”, gerida pela Libertas. No mês passado foi também transferida a gestão de dois fundos: do fundo especial de investimento imobiliário “Retail Properties – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado”, da Atlantic para a Carregosa; e do fundo especial de investimento imobiliário “Multiusos Oriente – Fundo Especial de Investimento Imobiliário”, da Interfundos para a Norfin.