CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Federação europeia lança ferramenta de classificação e uniformização nos materiais de construção

8 de junho de 2021

O European Master Data Guideline (EMDG) foi desenvolvido por um conjunto amplo de parceiros da indústria, fabricantes, fornecedores, distribuidores, associações empresariais e associações de ‘data-pool’.

A FEST - Federação Europeia de Comércio de Equipamentos Sanitários e Climatização, esteve particularmente atenta a esta tendência de digitalização dos processos e, em simultâneo, para a necessidade de utilização dos dados relativos aos produtos e de maior conectividade entre o fabricante, o distribuidor e - finalmente – as empresas instaladoras.

Para que a economia digital e sustentável seja um êxito é necessário que sejam criados os instrumentos necessários, que começam na necessidade de reunir um conjunto de dados e informações correctas e inequívocas sobre os diferentes produtos que constituem o segmento dos materiais de construção, e que estas sejam fiáveis e seguras.

Foram estes os pressupostos que estiveram na base de lançamento do FEST European Master Data Guideline (EMDG), desenvolvido por um conjunto amplo de parceiros da indústria, fabricantes, fornecedores, distribuidores, associações empresariais e associações de ‘data-pool’.

Para Johan Stevens presidente da FEST, “a FEST viu a necessidade de liderar o modo como estes dados são tratados e como os podemos transferir de forma estruturada. Tenho o orgulho de anunciar o lançamento do FEST EMDG”.

Acrescenta, “o FEST EMDG é o resultado do trabalho realizado pelo grupo de especialistas técnicos da FEST, liderado por Magnus Sirén, da Associação Comercial de Distribuidores finlandesa, Talteka”.

A manutenção e o desenvolvimento do FEST EMDG é feita pela ETIM Internacional, organização europeia líder na classificação dos produtos técnicos.

Desenvolver um “standard” para dados mestre

O objectivo principal deste grupo de especialistas foi o de desenvolver um “standard” para a troca de dados mestre comerciais entre o fornecedor da indústria e o distribuidor.

Com este lançamento, o FEST EMDG é agora oficialmente definido como o padrão da indústria sanitária e AVAC europeia, sendo que alguns dos principais fabricantes europeus já o adoptaram como estrutura básica para os seus produtos.

O director técnico da ETIM, Marc Habets, afirma: “A elaboração e manutenção de qualquer ‘data-pool’ é crucial para um atingir um elevado nível de desempenho em qualquer sector. Estou orgulhoso por a FEST ter reconhecido a nossa longa experiência na manutenção da ETIM e, portanto, ter considerado a ETIM Internacional como a organização preparada para executar o seu EMDG”.

Portuguesa APCMC na presidência da FEST

A APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção assume actualmente a presidência da FEST.

Johan Stevens, actual vice-presidente da APCMC e director geral da Sanitop, foi eleito, por unanimidade, na última Assembleia Geral da FEST, como presidente, sendo, por isso, o actual líder desta associação europeia.

A FEST agrega as diversas associações de comerciantes de material sanitário e climatização em toda a Europa. Reúne actualmente um total de 800 armazenistas, em 17 países europeus, correspondendo a mais de 112 mil colaboradores e representando mais de 40 mil milhões de euros em vendas.

A FEST assume como principais prioridades o foco na digitalização, nomeadamente através do European Master Data Guideline (EMDG) e do Smart ETIM Classifier, além de reforçar a postura de ‘lobbying’ junto da União Europeia, nas questões relativas à regulamentação do sector, sustentabilidade, digitalização, contribuindo para a melhoria significativa nas estatísticas de mercado existentes e aumentando a informação existente sobre o sector.

O próximo congresso da FEST tem a realização prevista para Lisboa, de 16 a 18 Setembro de 2021, e contará com mais de 300 congressistas, provenientes de 17 países europeus.