CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

FairJourney Biologics vai ter um novo centro de investigação no Porto

5 de abril de 2021

A FairJourney Biologics, empresa de biotecnologia e um dos líderes mundiais na descoberta, engenharia e produção de anticorpos, está a construir o seu seu novo centro de investigação, no Porto. 

A Garcia Garcia, especializada no design and build de edifícios industriais, logísticos e de serviços, será a responsável do processo integral do projecto.

A construtora é responsável pelos projectos de arquitectura e engenharia, assim como pela execução da obra, cujo investimento possibilitará à FairJourney continuar na senda do progresso científico, que tem traçado a sua história. 

Com conclusão prevista para o mês de Maio, o projecto ditará a construção de um centro de investigação de referência mundial, na área das Ciências e da Biologia. Fundada no ano de 2012, a FairJourney actua à escala global e presta serviços para um vasto número de empresas farmacêuticas, nomeadamente, ao nível da descoberta e desenvolvimento de anticorpos, destinados ao tratamento de doenças.

Entre as linhas de investigação desenvolvidas por esta biotecnológica constam por exemplo doenças oncológicas, cardiovasculares, autoimunes e algumas doenças raras. É composta por uma vasta equipa de investigadores e cientistas, tendo como principais clientes alguns dos maiores laboratórios farmacêuticos internacionais, sendo atualmente líder mundial na investigação de medicamentos com base em anticorpos.

Arquitectura arrojada e eficiência

O novo edifício fica localizado à face da Avenida AEP, uma das principais artérias de entrada na cidade do Porto. Um dos aspectos diferenciadores deste projecto é a sua componente arquitectónica arrojada, que pautará a paisagem envolvente e contribuirá para renovar a linha urbana da entrada no Grande Porto. Esta marcante arquitectura teve como inspiração a identidade da Fairjourney Biologics.

Tendo como referência a actividade da empresa, o projecto de arquitectura desenvolveu toda a fachada do edifício com inspiração no anticorpo IgG1, uma das fontes do trabalho de investigação da biotecnológica portuense. Assim, foi concebida uma fachada irreverente, marcada pela imponência dos painéis pré-fabricados de betão branco tridimensionais, destacados por vários pontos de luz. Este projecto possibilitou à Garcia Garcia desenvolver e criar pormenores arquitectónicos relacionados com o core business do cliente, o que se traduziu num resultado final esteticamente singular.

O novo centro de investigação será composto por várias áreas funcionais, salientando-se desde logo os 140 laboratórios, o foyer, salas de reuniões e as áreas sociais. Em evidência estão ainda os vários pátios exteriores espalhados pelo edifício, que se destacam inclusive na fachada do edifício, permitindo descobrir pequenos espaços ajardinados. Um dos ex-libris do edifício é o pátio interior presente no rés-do-chão, o qual é possível contemplar nos vários ângulos do centro. Com um total de sete pisos, o edifício agregará três deles abaixo da cota da soleira e quatro acima.

Os colaboradores da FairJourney encontrarão neste novo centro todas as condições necessárias à sua atividade profissional, com laboratórios altamente equipados, assim como espaços verdes e áreas de lazer destinadas a promover o seu bem-estar.

De realçar também que o edifício será equipado com um sistema de eficiência energética, através de produção de energia fotovoltaica, o que permite o aproveitamento da energia solar para reduzir o seu impacto ambiental. Foram ainda aplicadas soluções de pavimentação exterior permeáveis, cobrindo grande parte da área com relva. Outra premissa passou por manter as árvores que já existiam no local, tendo sido adoptadas medidas de conservação e protecção das mesmas durante a execução da obra.

 Ficha Técnica do Projeto

Localização: Porto

Arquitectura, Engenharia e Construção: Garcia Garcia

Área de Construção: 8100 m²

Data de Conclusão: Maio 2021