CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Estarreja abre janela para cidade inteligente

22 de setembro de 2020

Estarreja está a iniciar a transformação digital para a tornar uma "Smart City", com o lançamento da aplicação "Sentir Estarreja".

Estarreja está "a dar os primeiros passos no conceito de cidade inteligente", declarou Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na sessão de apresentação da aplicação "Sentir Estarreja". 

O autarca tem a ambição de colocar o município "na linha da frente, criar as melhores condições para quem nos visita e para quem aqui vive".

A nova ferramenta "é um sinal claro da aposta do município numa estratégia de inovação e de transformação do território para o conceito de "Smart City", tendo presente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas", destaca, explicando ainda que "olhamos para este projecto como um processo de transformação que tem sempre o foco nas pessoas, na sua qualidade de vida e no seu bem-estar".

De acordo com Raul Bordalo Junqueiro, Head Of Smart Cities and Business Development, da Mosaic, o projecto "vai reforçar a presença de Estarreja no mapeamento digital com um conjunto de outros impactos muito interessantes que vão ajudar os negócios locais, a zona empresarial, as suas gentes, a sua cultura e o seu património".

Sensorização dará novas pistas sobre o território

Para além da interactividade que proporciona ao utilizador, esta plataforma constituirá uma nova oportunidade para que os decisores possam ficar a "conhecer melhor o seu território".  

Implica agregar e interpretar os diferentes fluxos de pessoas no território e a forma como se movimentam e interagem com o património, equipamentos ou serviços, gerando uma fonte importantíssima de informação. Para a autarquia, "essa informação é conhecimento e esse conhecimento é um verdadeiro serviço público de informação, que servirá de apoio ao turismo local, restauração e alojamento, podendo mesmo inferir-se sobre a adequação dos equipamentos e serviços públicos".

Por via da tecnologia, "à medida que vamos sensorizando as coisas, os equipamentos, os edifícios, as indústrias, a natureza, a biodiversidade, vamos obtendo mais dados, cada vez mais dados", assinala Raul Bordalo Junqueiro.  A sua interpretação dará pistas para futuras decisões sobre serviços a melhorar ou novos serviços a criar para a cidade. "A forma como se pensam as cidades inteligentes é um caminho para a eficiência e para a eficácia, dois grandes racionais que esta temática traz consigo", acrescentou o responsável da mosaic.

A app tem como objectivo proporcionar a interação com o património e o território, com recurso às novas tecnologias. Nesta fase de arranque, disponibiliza dois roteiros dedicados ao circuito de arte urbana ESTAU e ao projecto ambiental BioRia, permitindo explorar o território de forma simples, interativa e intuitiva, com acesso a imagem e texto, em diferentes línguas. É assim reforçado o "convite para sentir Estarreja e vivenciar a nossa cidade", conclui Diamantino Sabina.

As próximas fases de desenvolvimento passam por acesso a conteúdos de vídeo e traçar novos caminhos, em formato de realidade aumentada e recurso a áudio-guia.

A APP "SENTIR Estarreja" é um projecto do Município de Estarreja, desenvolvido pela unloop, em parceria com a zetgallery, de acordo com o conceito de smartcities da marca mosaic do dstgroup.