CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Design e arte portuguesa presentes no Prata Riverside Village

12 de novembro de 2020

Para o projecto no Parque das Nações do Prémio Pritzker Renzo Piano, a VIC Properties convidou a ‘Casa do Passadiço Interiores’ e aristas plásticos portugueses para decorarem o andar modelo do Prata Riverside Village.

Em Marvila, o apartamento T4 com vista sobre o rio Tejo, foi modelo para que a ‘Casa do Passadiço’ idealizasse um projecto de decoração que correspondesse às necessidades da vivencia de famílias, bem como de jovens casais sem filhos, que desejam usufruir de um estilo de vida urbano, cosmopolita e contemporâneo. Para completar este cenário, diversas obras de arte de artistas portugueses estão patentes neste projecto, peças cedidas ao abrigo do protocolo assinado entre a VIC Properties e a Plataforma P’la Arte, num compromisso que tem como objectivo apoiar e promover as diversas formas de arte e cultura.

A preocupação do promotor em apresentar um andar modelo com design e arte portuguesa, é expicado por Luís Gamboa, C.O.O. da VIC Properties: "Quando um potencial cliente visita um imóvel, para além de se preocupar com factores mais comuns como a localização, a área, os materiais e acabamentos, é importante perceber como será o espaço habitável, com o seu mobiliário ou decoração. E nem sempre é fácil visualizar como ficará no futuro um imóvel que se encontra despido, seja em termos de disposição do mobiliário, decoração, aproveitamento do espaço, etc. O andar-modelo vem de alguma forma ajudar a que essa visualização seja possível, dando a conhecer todo o potencial do espaço que vão visitar, mostrando ao futuro morador como poderá ser à casa dos seus sonhos".

Para o responsável, esta pode ser a melhor forma de ligar o imobiliário à arte portuguesa. "Qualquer sector de actividade pode ter um papel importante na dinamização da arte e da cultura. No imobiliário, é relativamente mais fácil pois dispomos de inúmeros espaços onde podemos expor obras de arte e dessa forma contribuir para que haja uma maior divulgação e dinamização do trabalho dos artistas", refere Luís Gamboa.

Apesar das diversas obras de arte de artistas portugueses patentes neste projeto de design e decoração de interiores, cedidas ao abrigo do protocolo assinado entre a VIC Properties e a Plataforma P’la Arte, o compromisso da VIC Properties no apoio e promoção da arte e cultura há muito que já é uma realidade, "quer através da cedência gratuita de instalações do Prata Riverside Village a artistas que perante a situação extrema provocada pela pandemia depararam-se sem espaço de trabalho e, consequentemente, sem conseguirem desenvolver a sua produção artística, ou ainda através da promoção de exposições, como é o caso da  primeira exposição individual “O Eterno Provisório” do artista Angolano Suekí, que estará patente no Prata até final do ano", esclarece o C.O.O.

Além desta missão levada a cado pela VIC Properties, o facto deste projecto ter a assinatura do arquitecto italiano vencedor de um Pritzker, merece esta união do imobiliário à arte. "É efectivamente um projecto de grande qualidade de um dos mais reconhecidos arquitectos, com quem temos o prazer de trabalhar. O projecto em si é muito diferenciador e irrepetível e como tal, tudo o que fizermos adicionalmente certamente contribuirá para essa diferenciação, ainda para mais se for projectado por uma equipa de relevo na área do design e da decoração de interiores, como é o caso do projecto que a Casa do Passadiço desenvolveu para este apartamento", salienta Luís Gamboa.

Criar um ambiente que transmitisse sofisticação e simultaneamente conforto

Sob uma paleta de tons neutros de base que transmitem uma atmosfera acolhedora e elegante, com uso de materiais nobres e privilegiando as texturas como os linhos bouclés, as sedas, madeiras e mármores, a decoração de interiores deste apartamento tem o traço da ‘Casa do Passadiço Interiores’. Para Cláudia Soares Pereira da ‘Casa do Passadiço’, a criação de um andar modelo de excelência vem complementar, naturalmente, a alta qualidade do empreendimento, "de forma a permitir que o cliente possa visualizar com maior clareza as vastas possibilidades que o espaço permite. Criámos um ambiente claro, leve, mas simultaneamente sofisticado e elegante, que se integra em total harmonia com a vista privilegiada do apartamento".

A designer revela ainda que na decoração dos interiores "apostámos na utilização de materiais nobres, naturais e texturados, que se coadunassem de forma harmoniosa, como os linhos, sedas, bouclés mármores e madeira, de forma a integrarem- se com a arquitectura do Prata Riverside Village. Pretendemos criar um ambiente que transmitisse sofisticação e simultaneamente conforto".

Adicionalmente, e de forma a oferecer mais comodidade e conforto a todos os moradores deste empreendimento, a VIC Properties inaugurou o Prata Service Lounge, uma área exclusiva que se traduz num espaço de trabalho e/ou de encontro através da oferta de conjunto de equipamentos e serviços pensados para as dinâmicas e necessidades do dia-a-dia, a nível pessoal e de trabalho.

Pandemia não afectou as vendas

Um dos maiores projectos de habitação de construção nova, o Prata Riverside Village, tem neste momento alguns edifícios já terminados e outros em construção. Luís Gamboa, revela ao Diário Imobiliário que a comercialização está a correr bastante bem. "À medida que iniciamos a construção de novos edifícios sentimos uma maior tracção da procura, o que tem contribuído para que, mesmo em tempos de pandemia, estejamos acima da procura esperada, e que resultou já em vendas efectivas durante este período".

O responsável adianta ainda que é difícil definir um único perfil, tendo vários tipos de clientes: solteiros, famílias, empresários, profissionais liberais, trabalhadores por conta de outrem, etc.

Quanto à pandemia que tem assombrado este ano, o C.O.O. revela que não interferiu nas vendas. Com excepção do mês de Abril, em que se verificou uma quebra significativa, fruto da primeira vaga da pandemia de Covid-10 e de alguma incerteza quanto ao futuro, têm registado um crescimento em termos de vendas "o que nos deixa bastante optimistas".

Na sua opinião, o mercado imobiliário manter-se-á estável e "diria que será o porto seguro de muitos investidores, de maior ou menor dimensão. Se tivermos em conta a previsão dos mercados financeiros que apontam que as taxas de juro se vão manter negativas durante os próximos anos, o investimento no mercado imobiliário será uma hipótese a considerar para estes investidores, ajudando a dinamizar o mercado".

Fotografias de Ricardo Oliveira Alves