CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos de Obras Públicas crescem 30% até Abril

22 de maio de 2020

No conjunto dos quatro primeiros meses de 2020, o volume de concursos de obras públicas promovidos foi de 1.947 milhões de euros, valor que representa um crescimento, face a igual período do ano passado, de 30%.

Segundo o Barómetro das Obras Públicas, da AICCOPN, Março foi o mês com o montante de anúncios de lançamento de procedimentos mais elevado desde o início desta série, em 2010, devido, sobretudo, ao lançamento de concursos de novas linhas de metro e ferrovias.

Quanto ao volume de contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos, celebrados até ao final de Abril e objecto de reporte no Portal Base foi de 512 milhões de euros, registando-se uma variação negativa de 8%(2) face ao período homólogo de 2019. Note-se que, a variação homóloga temporalmente comparável (v.h.t.c(3)), ou seja, utilizando apenas a informação que é disponibilizada até ao dia 15 de cada mês seguinte à data de celebração do contrato, apresenta uma variação positiva de 5%.

Já os contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias totalizaram 122 milhões de euros, mais 11% em termos homólogos(2), valor a que corresponde uma v.h.t.c(3) de +15%. Na sua globalidade, o total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base, foi de 669 milhões de euros, menos 6% em termos homólogos(2) , registando-se uma v.h.t.c.(3) de +5%. Desta forma, apesar dos constrangimentos resultantes do atual surto pandémico, verifica-se que o mercado das obras públicas manteve uma trajetória de estabilidade, tanto ao nível das promoções de concursos, como da celebração de contratos.