CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro custou cerca de 2 milhões de euros

16 de agosto de 2021

Vai ser inaugurado amanhã, o Centro Distribuidor de Água de Fernão Ferro, no concelho do Seixal, que resulta de um investimento municipal de cerca de 2 milhões de euros.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, "trata-se de uma obra com enorme importância para os habitantes de Fernão Ferro, que terão a maior reserva de água do concelho, garantindo-lhes o fornecimento de água com a máxima qualidade".

Esta infraestrutura irá servir a freguesia de Fernão Ferro e uma parte da união das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires. A reabilitação deste sistema, que contou com a edificação de dois reservatórios apoiados e uma central elevatória e de desinfecção de água, teve como objectivos primordiais garantir a capacidade de reserva adequada à população atual e aos consumos previstos no cenário de evolução, assim como a distribuição de água em condições desejáveis de qualidade, caudal e pressão, na totalidade da rede de distribuição da zona de abastecimento.

Os reservatórios apoiados são constituídos por duas células circulares, semienterradas, com uma capacidade total de armazenamento de 6000 metros cúbicos de água, contendo também uma central elevatória e de desinfeção de água e respetivos equipamentos eletromecânicos, que são abastecidos a partir da bombagem de seis captações subterrâneas existentes. O circuito de saída de água é constituído por três condutas distintas, responsáveis pelo abastecimento dos três patamares de pressão que caracterizarão a rede de distribuição.