CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Cascais: O “Titanic” vai abaixo

24 de maio de 2022

O centro comercial CascaisVilla, logo à entrada da emblemática vila da costa do Estoril, vai ser demolido e na sua localização irá nascer um projecto de habitação com comércio assinado pelo famoso arquitecto britânico Sir Norman Foster.

Segundo noticia o Expresso, “Norman Foster virá brevemente a Portugal — [onde] além deste projecto em Cascais, tem uma parceria com o grupo DST para a criação de um cluster de construção de casas modulares em Braga.

Com 86 anos de idade e uma fama verdadeiramente mundial, Foster tem tido uma “mala-pata” com Portugal. Ele o seu atelier (Foster + Partners) estiveram ligados ao nosso país, que se saiba, em dois projectos: a renovação do Parque Mayer; e, em 2003, o Aterro da Boavista, na avenida 24 de Julho, em Lisboa, projecto que não se chegou a concretizar mas que teria mudado radicamente a ligação ribeirinha daquela zona da capital (ver vídeo1 e video2).

Segundo explicou ao semanário o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras (PSD), a mudança “vai permitir uma área de implantação mais pequena, com o espaço a ficar repartido por vários edifícios, abrindo mais a rotunda e fazendo uma praça na parte de trás, com a possibilidade de outros usos”. Está posta de parte a hipótese de nascer ali outro centro comercial, embora se admita que o novo projecto tenha uma parte de comércio aliada a uma parte residencial e a uma zona para esplanadas.

Segundo referiu o autarca, o edifício, conhecido entre a população local como “Titanic”, dada a sua forma de proa de barco, ´será demolido no espaço de dois a três anos, levando outros dois a três anos a construir o novo projecto e requalificar aquela zona nobre da vila.

Refira-se que embora o centro comercial não tenha vingado e alguns espaços estejam fechados, ele mantem em operação ainda, para além de lojas e zona de restauração, um cinema e um supermercado Pingo Doce.