CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Aeroporto de Porto Santo vai ter obras de 14 milhões

12 de novembro de 2021

A ANA-Aeroportos de Portugal vai investir 14 milhões de euros na renovação e requalificação do aeroporto da ilha do Porto Santo, disse hoje o presidente do Governo Regional da Madeira.

“O aeroporto vai finalmente ser renovado e requalificado. Uma grande notícia, sobretudo para uma ilha que tem feito do aeroporto uma porta de entrada essencial”, disse Miguel Albuquerque.

Discursando na cerimónia da assinatura de um protocolo celebrado entre o Governo Regional da Madeira e ANA para a reflorestação do Porto Santo, o chefe do executivo congratulou-se pelo anúncio feito pelo presidente da comissão executiva da empresa, Thierry Ligonnière.

Miguel Albuquerque indicou que o projecto relativo ao aeroporto representa “um investimento superior a 14 M€”.

O presidente do Governo Regional também manifestou satisfação pelo facto de a “ANA ter adoptado uma produção de energia renovável, que neste caso será fotovoltaica”.

A Madeira “vai conseguir alcançar quase 50% de produção de energia eléctrica, em breve, a partir de renováveis (hidríca, eólica e solar)”, acrescentou.

O líder insular referiu que “todo o processo de reflorestação [do Porto Santo], iniciado há bastantes anos, teve em conta a vivência, a forma de estar, os aspectos determinantes da cultura local” e hoje é “um polo de atracção do turismo, que não é massificado” e tem acontecido de “forma gradual e equilibrada”.

Os responsáveis da ANA realçaram que este projecto de reflorestação, que tem por objectivo compensar as emissões de carbono produzidas pela aviação, começou hoje no Porto Santo, onde se prevê a plantação de mil árvores até 2027 na ilha, e será estendido a todos os aeroportos.

Lusa/DI