Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
AEP leva cinco empresas portuguesas do sector da Construção ao Egipto

 

AEP leva cinco empresas portuguesas do sector da Construção ao Egipto

25 de junho de 2021

A AEP – Associação Empresarial de Portugal chegou hoje ao Egito e leva na comitiva cinco empresas portuguesas do sector da Construção para participarem, entre os dias 26 e 29 de Junho, na feira BIG 5 Construct Egypt, o mais importante certame da região para o sector da Construção e Materiais de Construção, Pedras e Rochas Ornamentais, Tecnologias e Ambiente.

Para apoiar as empresas no seu processo de internacionalização, a AEP, através do projeto BOW - Business on the Way, organizou a participação nacional na feira, que conta com as empresas: Safina (tapetes e carpetes); Mocapor (artigos de mármore e rochas similares); Ilmar (máquinas para a indústria de materiais de construção, cerâmica e vidro); Metalcértima (projetos para a indústria cerâmica estrutural) e PS Protseg (material de proteção pessoal).

Apesar de ser a primeira vez que a AEP organiza a participação portuguesa na BIG 5 Construct Egypt, desde 2010 que a área Internacional da AEP desenvolve acções no Egipto, um mercado que apresenta um vasto leque de oportunidades. Na edição de 2019, a BIG 5 Construct Egypt contou com a participação de 240 expositores de 24 países e mais de 14 mil visitantes profissionais de 50 nacionalidades.

Durante a deslocação, as empresas vão ter a oportunidade de apresentar as suas propostas de cooperação empresarial a um conjunto de empresários egípcios, num encontro organizado pelo Egypt Portugal Business Council, do qual a AEP é parceira em Portugal.

No programa está ainda prevista uma recepção na residência oficial da Embaixadora de Portugal no Egipto, Manuela Franco, para esclarecer as empresas participantes e potenciar o seu sucesso neste mercado.

Este ano, esta é a quinta participação presencial que a AEP organiza em mercados externos. As duas primeiras foram, em Fevereiro, ao Dubai (feira GulfHost e Feira Gulfood), a terceira, em Abril, à Rússia (feira MosBuild) e a quarta, em Junho, foi novamente ao Dubai para participar na feira Arab Health.

Por causa da pandemia, a participação física na feira, obrigou a AEP elaborar um conjunto de procedimentos de segurança, por forma a permitir a participação segura das sete empresas e da comitiva: equipamento de protecção individual, contratualização de dois tipos de seguros associados a cada participante e os necessários testes PCR para entrada e saída do Egipto. 

O governo egípcio tem mantido um constante e avultado investimento em novos projetos. Estão em curso empreendimentos tão relevantes como a New Mansoura City, a New Administrative Capital, o comboio de alta velocidade, entre muitos outros.

O Egito é o primeiro país da MENA (Middle East and Northern Africa) a emitir green bonds, que permitem o desenvolvimento de projectos relacionados com a gestão da energia e dos transportes, saneamento, gestão da água e plataformas de energias sustentáveis.

A nova área económica no canal do Suez posiciona-se como um hub industrial e de logística.

O projeto BOW - Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projectos Conjuntos – Internacionalização.