CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Actualidade
foto de Nuno Morão - wikipédia

119 M€ de fundos da UE para modernizar linha ferroviária do norte

2 de abril de 2019

Política de Coesão da UE investe hoje 4 mil milhões de euros de fundos da UE em 25 grandes projectos de infraestruturas em 10 Estados-Membros. Para Portugal, será destinado cerca de 119 milhões de euros para o troço Ovar-Gaia da Linha do Norte.

O pacote de investimentos destina-se à Bulgária, à Chéquia, à Alemanha, à Grécia, à Hungria, à Itália, a Malta, à Polónia, a Portugal e à Roménia. Os projetos abrangem uma vasta gama de domínios: saúde, transportes, investigação, ambiente e energia. Com o cofinanciamento nacional, o investimento total nestes projetos ascende a 8 mil milhões de euros.

Na opinião de Corina Crețu, Comissária responsável pela Política Regional: "Estes 25 projectos são alguns exemplos do empenho da UE para melhorar a vida quotidiana dos nossos cidadãos, desde uma melhor qualidade da água potável à criação de transportes ferroviários mais rápidos e hospitais modernos. No actual período orçamental, aprovei já 258 grandes projectos de infraestruturas no valor de 32 mil milhões de EUR de fundos da UE; de certo modo, estes projectos são os embaixadores da política de coesão e orgulho-me de todos".

Como referido, para Portugal o investimento é destinado à modernização da linha ferroviária do norte. O troço Ovar-Gaia da Linha do Norte, que faz parte da rede transeuropeia de transportes, será modernizado. Os passageiros beneficiarão de um tempo de viagem mais curto, maior conforto e maior segurança neste eixo.

A Comissão Europeia indica que os grandes projectos de infraestruturas (designados 'grandes projectos') têm um valor superior a 50 milhões de euros em fundos da Política de Coesão (75 milhões de euros no caso de projectos no sector dos transportes). Dada a sua dimensão, estes projectos são objecto de avaliação e de uma decisão específica da Comissão. No período de programação de 2014-2020, 258 grandes projectos receberam financiamento da UE. A contribuição da UE para estes projectos ascende a 32 mil milhões de euros, o que representa metade do seu valor total.

JASPERS (Joint Assistance to Support Projects in European Regions), o grupo de peritos independentes que ajuda os governos locais, regionais e nacionais a preparar os grandes projectos de infraestruturas financiados pela UE, desempenhou um papel importante em cada um destes projectos, quer através do aconselhamento aos Estados-Membros e aos beneficiários durante o desenvolvimento do projecto, quer durante a avaliação dos pedidos de financiamento.

PUB
TURISMO
Proença-a-Nova reabilita Praia Fluvial da Aldeia Ruiva
26 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Aprovada proposta que permite ao fisco ceder dados para validação do Apoiar Rendas
26 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB