CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Açores: Ilha de São Miguel já tem Centro de Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos

29 de dezembro de 2022

O Centro de Tratamento Mecânico de Resíduos Sólidos Urbanos da Ilha de São Miguel foi concluído pela Efacec, líder do consórcio (53%), em parceria com a empresa de construção civil Marques S.A (47%).

A Central de tratamento de resíduos está, neste momento e durante o próximo mês, em fase de testes, prevendo-se que o serviço comece a funcionar em pleno até ao final deste ano, apresentando as condições para o cumprimento das exigentes metas europeias em matéria de valorização de resíduos.

O novo espaço da MUSAMI terá capacidade para processar cerca de 30 toneladas de resíduos valorizáveis, o que corresponderá a um processo anual de cerca de 55 mil toneladas onde se incluem o vidro, papel, cartão, filme plástico, embalagens de plástico ou de cartão.


Foto DR


Também a cargo do Consórcio Efacec/ Marques para este Novo Centro de Tratamento de Resíduos da MUSAMI, está o projecto correspondente ao Centro de Tratamento Biológico (CTB), instalação destinada ao tratamento de Resíduos Biodegradáveis provenientes do projecto agora finalizado e também ao tratamento de resíduos provenientes de recolha selectiva através de digestão anaeróbia para produção de biogás e de compostagem, para produção de composto (correctivo orgânico). Este projecto encontra-se em execução e a sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2023.

António Mendes, engenheiro da Efacec e responsável pela gestão do projecto, realça “que esta nova instalação deverá duplicar o tratamento e valorização de resíduos na ilha de São Miguel, nos Açores, tendo sido dimensionada para a seguinte capacidade:

Tratamento de 55 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos em um turno de 8 horas (com possibilidade de ainda duplicar esta capacidade com recurso a um segundo turno); Separação de 11 mil toneladas de materiais valorizáveis destinados a reciclagem; Separação de 13 mil toneladas de fracção orgânica destinada à CTB (para digestão anaeróbia – com produção de biogás - e compostagem).