Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Abanca

Abanca

Abanca conclui a integração do EuroBic

24 de novembro de 2025

O Abanca concluiu a integração do EuroBic e encerrou definitivamente o processo que teve início em Julho do ano transacto, aquando da celebração do acordo de compra e venda.

Durante este fim de semana, ocorreu a integração jurídica, a migração tecnológica do negócio do EuroBic para a plataforma Abanca e a mudança de marca das agências e ATM − as últimas acções que faltavam para a finalização do processo de integração, tendo todas estas etapas sido concluídas conforme planeado. Deste modo, o banco inicia uma nova etapa em Portugal com o objectivo de reforçar a sua posição nos mercados português e ibérico.

"Esta operação proporciona-nos uma plataforma para continuarmos a crescer em Portugal de forma orgânica, posicionando-nos como uma entidade de referência para empresas e particulares através de um modelo bancário inovador e altamente tecnológico", destaca o presidente do Abanca, Juan Carlos Escotet Rodríguez.

"A qualidade da nossa equipa no país, que demonstra um profundo conhecimento do mercado português, aliada às nossas capacidades e abordagem especializada, permite-nos alcançar segmentos-chave na nossa estratégia através de uma proposta de valor diferenciada", explica o CEO do Abanca, Francisco Botas.

Integração bem-sucedida

A integração do EuroBic é a de maior alcance no universo das 10 integrações levadas a cabo pelo Abanca nos últimos 10 anos, demonstrando a sua capacidade de planeamento e execução deste tipo de operações.

Os clientes do EuroBic já estão a operar normalmente na nova plataforma e a beneficiar das vantagens que a adesão ao Abanca lhes proporciona: um catálogo de produtos e serviços mais amplo e diversificado, bem como maiores capacidades tecnológicas. Destas, destaca-se a inteligência artificial generativa (IA generativa) no website e banca móvel, para clientes e não clientes, através do serviço SOFia.

Em todas as fases desenvolvidas nos últimos dois anos, trabalharam 700 pessoas organizadas em 13 equipas, totalizando 410.000 horas de trabalho e 3.350 atividades realizadas.

As agências integradas neste fim de semana exibem, a partir de hoje, a marca Abanca como sua única marca. A operação de rebranding envolveu uma equipa de mais de 250 pessoas, composta por colaboradores do banco e técnicos externos.


Abanca

Novo governo corporativo

A etapa que se inicia em Portugal implica também mudanças societárias e de governo. A partir deste momento, o Abanca desenvolve a sua actividade no país exclusivamente através da sociedade Abanca Portugal, S.A.

O anterior responsável da Sucursal do Abanca em Portugal, Pedro Pimenta, será o presidente da Comissão Executiva da entidade resultante do processo de integração. Com experiência no setor financeiro desde 1989, juntou-se às entidades de origem do Abanca em 1999 para estabelecer a sucursal em Portugal, que dirigiu até recentemente. Entre 2003 e 2008, assumiu o cargo de diretor de Negócio Internacional e, posteriormente, liderou a integração do negócio adquirido ao Deutsche Bank.

Negócio rentável e de alta qualidade

Após a integração, o Abanca gere em Portugal um volume de negócios de 20.635 milhões de euros (8.757 milhões em crédito a clientes, 9.159 milhões em depósitos e 2.718 milhões em recursos fora de balanço) e conta com uma rede comercial de 230 pontos de venda distribuídos por todo o país. A carteira é de alta qualidade, com um rácio de morosidade de 2,4% e uma cobertura de 84,9%.

Do ponto de vista comercial, a operação é totalmente complementar, pois representa um maior potencial de desenvolvimento no sector bancário, pressupõe sinergias de receitas claras e fortalece a posição em linhas de negócio estratégicas, como fora de balanço, seguros e meios de pagamento.

A integração de negócio por aquisição tem sido um dos pilares da estratégia de crescimento do banco desde o seu lançamento em 2014. O outro pilar é o crescimento orgânico que, nos primeiros nove meses deste ano, angariou 118 mil novos clientes em Espanha e em Portugal.