CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

5ª Avenida, Mário Alves arquiteto

5ª Avenida em Aveiro: A tradição une-se à contemporaneidade

26 de dezembro de 2022

Numa das ruas mais antigas da cidade de Aveiro, onde a riqueza arquitectónica das fachadas antigas é uma marca da cidade, surge o projecto 5ª Avenida que une a tradição com a modernidade pelas mãos do arquitecto Mário Alves.

O projecto teve como base a demolição de um edifí­cio degradado e a construção de um edifí­cio de habitação multifamiliar e comércio. Como tal, face ao contexto do lugar, uma das premissas do projecto passa por manter e reabilitar a fachada do edifí­cio existente, requalificando-a e preservando assim o seu valor histórico e arquitectónico no arrumamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

5ª Avenida, Mário Alves arquiteto


Segundo o arquitecto, o terreno de forma retangular e de morfologia acentuada, pois do lado norte para o sul, encontra-se um desfasamento de alturas com cerca de 2,50m. O terreno dos restantes lados, possui edifí­cios contíguos com alinhamentos bastante definidos.

5ª Avenida, Mário Alves arquiteto


De acordo com a memória descritiva: Tendo em conta o sí­tio a desenvolver, a análise da envolvente é fundamental para uma boa relação do novo com o existente. Volumetricamente a envolvente é inconstante, as diversas altimetrias das construçõees marcam um desenho desordenado. De modo a garantir uma frente de rua harmoniosa, é proposto um volume único, que, perante a fachada existente, anda recuado, não tirando assim protagonismo dessa mesma fachada. O volume proposto assume uma altura de 4 pisos, garantindo que, no futuro, as construções vizinhas do prédio possam desenhar um skyline uniforme. Assim sendo, é garantida uma linguagem suave de transição de alturas para colmatar a diferença volumétrica existente nesta frente de rua.

5ª Avenida, Mário Alves arquiteto


Nesta zona, o desenho da cobertura é muito caracterí­stico e marcante. Para tal, o volume proposto assume um desenho de duas águas, que, tendo como ponto mais baixo a fachada da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, minimiza o impacto do volume.

Na fachada Posterior, o volume assume uma altura de cinco pisos. O desenho da cobertura dá continuidade dos dois alçados.

5ª Avenida, Mário Alves arquiteto


No piso 0, na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, devido ao seu caracter mercantil e caracterização pedonal, dá-se a entrada pedonal ao edifí­cio. A Rua Cmdt. Rocha e cunha, que, pelo seu caracter mais automóvel, assume um caracter secundário de fachada, sendo então nesta rua, o desenho do acesso automóvel.

A composição do alçado principal é cuidada, de forma a não tirar protagonismo ao alçado existente a recuperar, a materialidade da intervenção é uniforme, como se de uma pela se trata-se. Para tal, o novo alçado surge recuado, tendo as novas aberturas os mesmos alinhamentos caracterizadores do alçado existente. No alçado posterior, virado para a Rua Cmdt. Rocha e Cunha, para a composição do alçado surge umas pequenas saliências que tenta criar um ritmo distinto, dando ao mesmo tempo a possibilidade do interior poder ser exterior.

5ª Avenida, Mário Alves arquiteto

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: 5ª Avenida

Atelier de Arquitectura: Mário Alves arquiteto

Arquiteto responsável: Mário Alves

Website: www.marioalvesarquiteto.pt

Localização: Aveiro

Ano de conclusão da obra: 2021

Área total construí­da (m2):  3277.00m2

Construtora . Constructor: Ponto Urbano - Consultores Imobiliários lda

Fotógrafo. Architectural photographer: Ivo Tavares Studio

Website: www.ivotavares.net