O futuro do marketing imobiliário poderá passar por uma maior integração entre automação e personalização.Opinião de Francisco Mota Ferreira.
A casa própria já não é um destino obrigatório, mas sim uma escolha entre várias possibilidades. Tiago Ferreira do Imovirtual & OLX.
A verdadeira essência da gestão imobiliária reside na sua capacidade de transformar não apenas espaços, mas também a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o espaço à nossa volta. Opinião de Nuno Santos, Assistente Convidado na ESAI - Escola Superior de Actividades Imobiliárias.
A importância das visitas técnicas aos imóveis é muitas vezes subestimada no processo de compra e venda e, em muitos casos, a inexistência de um relatório que comprove o seu real estado é algo que nem sequer é tido em linha de conta pelo cliente comprador ou pelo cliente vendedor. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Mais do que se preocupar, o setor imobiliário precisa olhar a IA generativa como uma oportunidade para modernizar processos e reforçar a segurança. Opinião de Vicente Alencar, Cofundador e CTO da Plaza.
Os preços das casas para arrendar em Portugal aumentaram 3,9% em Fevereiro face ao mesmo mês no ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo de 16,4 euros/m2 no final do mês de Fevereiro, tendo em conta o valor mediano.
Há aquela sensação que muitos partilham: as saudades da primeira casa. Porque, mesmo que a tenhamos deixado para trás, mesmo que tenhamos mudado para algo maior, mais confortável ou melhor localizado, aquela primeira casa será sempre especial. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
As questões ambientais, sociais e governativas - “ESG” - são cada vez mais o centro da preocupação e das políticas públicas, por isso o sector empresarial tem sido pressionado para adoptar novas normas e procedimentos ESG, por esse motivo a B. Prime abre o departamento de Sustentabilidade & ESG.
A construção nova cresceu ao longo de 2024, encerrando o ano com mais de 25.000 casas novas à venda, um dos maiores números registados em quatro anos, revela o idealista.
Arrendar casa em Portugal custa até 21% mais em algumas regiões num ano. O Sul e as Ilhas continuam a liderar nos preços mais elevados, enquanto o Norte e o Centro mantêm opções mais acessíveis, revela o Imovirtual.