CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Vilarinho de São Roque classificada como “Aldeia de Portugal”

13 de agosto de 2022

A Associação de Turismo de Aldeia (ATA) classificou Vilarinho de São Roque, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, como Aldeia de Portugal, anunciou hoje a Câmara local.

Segundo uma nota camarária, a pertença a esta rede nacional de aldeias turísticas traduz-se num "incentivo à melhoria permanente dos espaços rurais, sem esquecer as diferentes dinâmicas de cada aldeia e o principal capital - a comunidade".



A água do rio Fílveda, a encosta e a densa vegetação são marcas desta aldeia da freguesia de Ribeira de Fráguas. A beleza do local advém em boa parte do enquadramento natural, mas há também muito património para descobrir, entre a antiga Escola Primária, a Capela de São Roque, os moinhos e o açude do rio Fílveda, as casas rurais, os canastros, o lavadouro e as alminhas erigidas junto dos caminhos. A visitar o Miradouro de São Julião, que oferece uma bela vista panorâmica sobre toda a região, e o Parque da Senhora do Socorro, espaço verde onde se situa a Capela de Nossa Senhora do Socorro. A aldeia possui duas festas religiosas, a primeira em honra do padroeiro que dá nome à terra, São Roque, celebrada no terceiro domingo de Agosto, e outra dedicada a Nossa Senhora do Socorro, comemorada na segunda-feira a seguir ao terceiro domingo de Agosto.

Para uma povoação receber a classificação de Aldeia de Portugal, deve cumprir com determinados critérios, nomeadamente, o interesse natural/cultural da aldeia, o estado de conservação do seu edificado (que deverá ter características específicas), a vivência social dos habitantes e a oferta turística, entre outros.