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Turismo do Porto e Norte assinou protocolo com a Casa da Arquitectura

12 de outubro de 2019

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura assinaram um protocolo de colaboração para a promoção da Arquitectura e da região, tendo em vista a qualificação do destino e do produto turístico.

Luís Pedro Martins, presidente da TPNP, realçou a riqueza do património arquitectónico da região. “Temos no nosso território dois Pritzker, o mais conceituado prémio internacional de arquitectura, e muito bons exemplos ao nível do património edificado. Desafiamo-nos a concretizar esse grande desígnio que é a gestão do destino. Esta é mais uma prova de como é possível, com estratégia e os parceiros certos, desenhar projetos e ações de distribuição dos fluxos turísticos pelo território”, disse.

Sublinhando as vantagens deste tipo de acordos de cooperação intersectorial com stakeholders que partilhem os mesmos objectivos de qualificação e de promoção do destino, Luís Pedro Martins referiu que o protocolo hoje assinado “contribuirá para a melhoria da qualidade do produto turístico cultural através de um adequado aproveitamento da oferta da arquitectura contemporânea”.

Nuno Sampaio, director executivo da Casa da Arquitectura, enalteceu “esta cooperação institucional pela promoção da Arquitectura enquanto factor de atracção do território português, aproveitando a notoriedade internacional que a arquitectura portuguesa tem, assim como a riqueza do património arquitectónico contemporâneo”.

A CA é uma instituição portuguesa, sem fins lucrativos, de carácter cultural, constituída na base de uma parceria estabelecida entre diversas entidades públicas e privadas. Tem como objectivos, entre outros, a promoção e divulgação da arquitectura em geral e das colecções, acervos e espólios por si adquiridos.

A TPNP é a entidade responsável pela valorização e desenvolvimento das potencialidades turísticas do Porto e Norte. Desenvolve, ainda, actividade ao nível da promoção da oferta e dos destinos da região.