CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Ombria Resort revestido com cortiça portuguesa

7 de março de 2022

O Ombria Resort localizado no Barrocal Algarvio, conta na sua construção com o revestimento térmico Diathonite Thermactive da Diasen, reconhecida pela qualidade dos seus produtos ecológicos, naturais, 100% seguros, à base de elementos como a cortiça portuguesa e a cal. 

De recordar que o resort localizado a 7 km a norte de Loulé, tem por objectivo ser pioneiro de uma nova geração de resorts de baixa densidade de construção, em que a sustentabilidade, o meio ambiente e o apoio à natureza e património local são prioridades. A densidade total de construção do Ombria Resort é extremamente baixa - cerca de 3,5% numa área total de 153 hectares, o que o torna num dos empreendimentos com mais baixa densidade de construção na Europa e com abertura da primeira fase prevista para a Primavera 2023.

O conceito e design de baixa densidade, a utilização das técnicas da arquitectura bioclimática para aproveitar melhor as condições climáticas, o uso de fontes renováveis, a certificação energética e ambiental e o respeito pelo ambiente e tradição local são os princípios fundamentais do Ombria Resort.

Neste conceito, a cortiça presente nos edifícios do Ombria Resort é extraída em Portugal, reconhecido como o principal produtor mundial de cortiça, representando 50% da produção mundial e 60% das exportações. A cortiça não se altera por efeito da humidade, evitando a formação de condensação e abranda a propagação do som assegurando o isolamento acústico. Reduz, também, as trocas de calor, tornando a casa mais fresca no verão e mais quente no inverno, ao replicar a genialidade dos processos naturais que são a essência da “construção mediterrânica”. Devido à sua natureza enquanto casca protectora, resiste ao fogo, aos insectos e ao mofo. Além disso, oferece requisitos extraordinários de durabilidade e saúde dos ambientes domésticos: uma vez que não acumula cargas eléctricas, evita os sedimentos de poeira causadores das alergias, cada vez mais generalizadas e omnipresentes. 

“Ao escolher materiais naturais como a cortiça, o Ombria Resort está a trabalhar para garantir a preservação do santuário em que vivemos, de forma que também as gerações vindouras possam desfrutar desta experiência única. Temos uma das mais baixas densidades de construção (3,5%) e os mais altos padrões de qualidade de construção de qualquer desenvolvimento na Europa (certificado energético A ou A+)”, refere Júlio Delgado, CEO do Ombria Resort. 

“A este material natural com propriedades únicas, versátil e sustentável, juntam-se outros produtos, tal como a cal, permitindo criar o melhor ambiente que o homem pode ter no espaço onde vive: confortável, protegido da humidade, das oscilações térmicas e por isso potenciando a sua saúde e bem-estar”, explica Júlio Delgado A cal é obtida através da cozedura da marga natural e endurece mesmo na presença da água. Desta forma, o produto beneficia da presença de um único aglutinante capaz de absorver e libertar humidade, desempenhando uma função de regulação em linha com a ideia moderna de conforto habitacional.

As características “tradicionais” da cal tornam-na biocompatível e adequada para as edificações, usadas centenariamente ao longo da história das construções algarvias, garantindo-lhes resistência mecânica, ação antibacteriana, respirabilidade e resistência ao fogo.

Diathonite Thermactive.037 da Diasen é considerado actualmente o reboco com cortiça mais inovador e eficiente

O Diathonite Thermactive.037 da Diasen é considerado actualmente o reboco com cortiça mais inovador e eficiente no mercado (ʎ = 0,037 W/mK) com durabilidade centenária e máxima segurança (reação ao fogo classe A1). Este material é assim o resultado de uma combinação da natureza com a tecnologia que deu origem a uma formulação capaz de melhorar exponencialmente o conforto das nossas casas, assegurando o equilíbrio, a saúde, a harmonia e a durabilidade.

De acordo com a administração do empreendimento, a formulação de Diathonite Thermactive.037 é fruto de uma intuição que vem de muito longe: projectar e realizar um reboco térmico inovador, capaz de se diferenciar pela natureza e pelo método de aplicação e totalmente em linha com as estratégias de sustentabilidade e baixo impacto ambiental das empresas.

O bem-estar dos ambientes provém também da dinâmica dos materiais. O “037” é o valor da condutividade térmica. Isto permite-nos saber qual o nível de isolamento térmico fornecido por um material, ou seja, em que medida o nosso ambiente está protegido do frio e do calor. Quanto menor o lambda, maior a capacidade isolante do produto. O lambda 0,037 é um dos mais baixos do mundo dos rebocos: o que é natural é belo, confortável e protetor.

Viceroy Residences Ombria Resort: “Melhor Projeto Residencial Sustentável em Portugal”

Situado no interior do concelho de Loulé, entre Querença e Tôr, o empreendimento de luxo Ombria Resort viu distinguidas, em 2019, as Viceroy Residences como o “Melhor Projecto Residencial Sustentável em Portugal”, pelo “European Property Awards”.

Esta categoria reflecte a importância da sustentabilidade no sector imobiliário, ao responsabilizar-se pelas suas práticas em termos económicos, ambientais e sociais.

As “Viceroy Residences at Ombria Resort”, desenhadas à semelhança de uma aldeia algarvia, perfeitamente inseridas nas colinas, apresentam uma visão única e sustentável. Constituídas por 65 apartamentos, a exploração turística é assegurada pela cadeia norte-americana Viceroy Hotels & Resorts e integrados no hotel de 5 estrelas Viceroy at Ombria Resort.

Grupo Pontos vai investir um total de 260 milhões de euros

De recordar que até 2030 o Grupo Pontos vai investir um total de 260 milhões de euros ao longo de três fases. Quando as três fases estiverem construídas, o Ombria Resort será composto por cerca de 380 imóveis (apartamentos, moradias geminadas ou em banda e moradias isoladas), um hotel de 5 estrelas (actualmente em construção e com abertura prevista para o segundo semestre de 2022) e um campo de golfe de 18 buracos (já construído).

Terá ainda um vasto conjunto de instalações de lazer e entretenimento, como área para agricultura biológica, apicultura, observatório astronómico, piscinas aquecidas, caminhos/trilhos para passeios pela natureza ou BTT e um clube de praia numa das praias próximas.