CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Hotelaria e Turismo: principal exportador da economia portuguesa

7 de maio de 2019

O sector de Hotelaria e Turismo é responsável por 51,5% das exportações de serviços em Portugal, representando as receitas turísticas do setor 8,2% do PIB nacional.

As conclusões resultam de um estudo realizado pela Mercer, consultora nas áreas de benefícios, pensões, investimentos e carreiras, com o apoio da Stairs People Advisors, que analisou e desenvolveu o Club Survey do Sector da Hotelaria em Portugal, o primeiro estudo salarial do sector desenvolvido em território nacional.

Como é sabido, fruto deste crescimento exponencial que o sector tem conhecido, a maioria das empresas debate-se com sérios problemas de pessoal, em quantidade, qualidade e formação. Consciente dessas condicionantes a consultora procurou, através do estudo, fornecer informação credível e actualizada sobre a situação laboral.

O Survey do Sector da Hotelaria realizado pela Mercer a nível nacional teve como amostra 93 hotéis e pousadas, sendo que 77% das empresas são nacionais e 33% multinacionais. Concluiu-se que 28% das empresas analisadas têm mais de 500 colaboradores, e metade (50%) apresentam um volume de negócios entre os 5 e os 20 milhões de euros.

Relativamente à população activa do sector, 54% da população activa é do sexo masculino e 46% do sexo feminino. Maioritariamente, a idade da população é inferior a 26 anos (20%) e a antiguidade é inferior a 4 anos, sendo o ensino secundário a habilitação literária mais prevalente (40%).

De acordo com os dados publicados no site do Turismo de Portugal, em 2018, o setor da Hotelaria/Turismo reforçou a sua posição como principal sector exportador da economia, sendo responsável por 51,5% das exportações de serviços e 18% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 8,2% no PIB Português.

A Hotelaria/Turismo tem atingido números recordes em Portugal, contribuindo fortemente para a criação de emprego, tendo-se registado no ano passado um aumento de emprego no setor (328,5 mil), com um peso de 6,7% na economia nacional.