CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

Aeroportos de Lisboa e Porto 7.º e 23.º piores mundiais em pontualidade…!

13 de outubro de 2019

O Aeroporto de Lisboa e do Porto tiveram um mau desempenho em termos de pontualidade durante o mês de Setembro, o que aliás vem sendo recorrente. O Aeroporto Humberto Delgado, na capital, teve quase metade dos voos a saírem com até 15 minutos de atraso, tendo um dos piores índices no mês de Setembro (1.193º para um máximo de 1.199º), alcançando o 7.º lugar mundial entre os mais impontuais aeroportos a nível mundial. Já o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, teve mais de metade dos voos a partirem até 15 minutos da hora anunciada, com 55,2%, notabilizando-se por ser o 24º pior do mês.

O aeroporto nacional com melhor comportamento o da Terceira, nos Açores, com 75,2% dos voos a partirem até 15 minutos da hora anunciada. Note-se que esta aerogare é a único que não é gerida pelo grupo ANA/Vinci.

O Aeroporto do Funchal teve mais de 70% das partidas até 15 minutos da hora anunciada, com 71,7%; e Faro, Ponta Delgada e Horta tiveram mais de 60% das partidas até 15 minutos da hora anunciada, com 64,4% em Faro, 65,8% em Ponta Delgada e 67,5% na Horta.

 

Moscovo: o mais pontual

Os dados são fornecidos regularmente pela OAG — empresa de informação sobre viagens aéreas com sede no Reino Unido que fornece informações e aplicativos digitais para as companhias aéreas, aeroportos, agências governamentais e empresas de serviços relacionados a viagens em todo o mundo; sendo sobretudo conhecida por seu banco de dados de horários de companhias aéreas, que detém detalhes históricos e futuros de voos para mais de 900 companhias aéreas e mais de 4.000 aeroportos.

Segundo os mais recentes dados fornecidos pela OAS, o Marion Airport, nos EUA, é o mais pontual a nível mundial mas é também um dos mais pequenos, com apenas 151 voos no mês.

Entre os grandes aeroportos, em Setembro, o melhor foi Moscovo Sheremetyevo, com 16,3 mil voos controlados e que teve 94,6% das partidas até 15 minutos da hora anunciada. Entre os maiores aeroportos europeus os que tiveram melhore desempenho foram Frankfurt International (21,9 mil voos), com 66,3%, Paris Charles de Gaulle (21 mil voos), com 71,5%, e Amesterdão (21 mil voos), com 59,5%.