CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Doutor Finanças - Crédito Habitação

Spreads descem no Crédito Habitação e já há ofertas de 0,75%

16 de março de 2023

Neste momento, já existem bancos a oferecer spreads de 0,75% no crédito habitação, indica o Doutor Finanças.

“No contexto actual, de subida das taxas de juro, os bancos têm lançado novas campanhas onde oferecem spreads desde 0,75%. É importante que as famílias saibam com o que podem contar, aproveitando o ambiente de concorrência para minimizar o impacto da subida de juros no seu orçamento”, adianta Cláudio Santos, CCO - Chief Comercial Officer do Doutor Finanças.

Neste sentido, as famílias que têm crédito habitação devem tentar perceber se é possível baixarem os juros do seu empréstimo, tendo em consideração que já há bancos a oferecerem spreads mínimos de 0,75%.

De realçar que estas condições não se aplicam a todos os contratos, estando condicionadas ao cumprimento de determinados limites relativos ao LTV (Loan-to-value), taxa de esforço e prazo do financiamento, assim como à contratação de produtos associados, como é o caso dos seguros.

 Doutor Finanças refere ainda que havendo uma disputa por clientes, é importante perceber quais são as nossas condições de financiamento e tentar encontrar soluções que reduzam os encargos financeiros. 'E isso pode passar por rever outras questões, mesmo que já tenhamos um spread baixo', escreve em comunicado.

'Se já temos um crédito habitação há alguns anos, o mais certo é que tenhamos contratado o empréstimo com um spread muito superior ao praticado atualmente pela maioria dos bancos. Há dez anos, por exemplo, o spread médio aplicado nos novos contratos de crédito habitação com taxa variável estava próximo dos 3%. Nessa altura, as taxas Euribor já estavam em níveis historicamente baixos e os bancos estavam a restringir o montante de crédito alocado, num cenário de maior prudência na concessão de crédito e constrangimentos acrescidos no seu financiamento', indica o especialista em finanças pessoais e familiares.

Desde então, o spread médio tem baixado, com as instituições financeiras a apertarem as suas margens e a aumentarem os montantes concedidos.

Neste cenário, o especialista admite poder ser vantajoso transferir o crédito habitação, de forma a beneficiar de melhores condições, que permitirão atenuar o impacto da subida dos juros na prestação mensal.