CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto Shutterstock-Engexpor

Smart Studios arranca com construção da duas novas residências de estudantes

18 de abril de 2023

A Smart Studio deu início aos trabalhos de construção de duas novas residências de estudantes. Localizam-se na Alta de Lisboa, no Lumiar, em Lisboa, e em conjunto irão disponibilizar um total de 635 alojamentos.

A gestão da obra está a cargo da Engexpor, que realizou também a consulta para a selecção dos empreiteiros.

Os edifícios que acolhem as novas residências Smart Studios serão erguidos nos lotes 2 e 12 do mais recente loteamento em fase de promoção imobiliária na urbanização da Alta de Lisboa (Malha 34) delimitado pelo Eixo Norte-Sul, Rua Azinhaga da Cidade e Avenida David Mourão Ferreira, junto à Quinta das Conchas e a poucos minutos da Cidade Universitária.

O edifício do Lote 2 contempla 6.455 m² de área bruta de construção para acolher 224 unidades de alojamento distribuídas por nove pisos acima do solo (5.105 m2). Os restantes 1.350 m2 ficam reservados à construção de dois pisos subterrâneos para estacionamento. A Engexpor irá acompanhar esta obra ao longo dos próximos 15 meses, prevendo-se que a residência de estudantes esteja pronta no primeiro semestre de 2024.

No lote 12 será erguido o maior edifício com uma área de construção total de 11.213 m². Acima do solo serão desenvolvidos 13 pisos (8.999m²) que acolherão 411 estúdios e no subsolo (2.214m2) será criado um parque de estacionamento com dois pisos, que em ambas as residências terá lugares para automóveis, motas e bicicletas. A conclusão desta obra está prevista para o primeiro semestre de 2024.


Imagem Smart Studios


Nuno Alves, Director da Engexpor em Portugal, refere: “O desenvolvimento de edifícios para residências de estudantes em Portugal tem mostrado um grande dinamismo nos últimos anos e a marca Smart Studios já se tornou uma referência neste mercado, não só pela sua forte actividade, mas sobretudo pelo conceito diferenciador com que se posiciona neste segmento. A Engexpor está envolvida em vários projectos nesta área, em particular para a marca Smart Studios para a qual está a acompanhar um total de cinco projectos.”

Além das duas residências de estudantes na Alta de Lisboa, a Engexpor acompanhou para a Smart Studios a Residência CoLiving Smart Studios Asprela, no Porto, que ficou concluída e pronta a receber os primeiros hóspedes em setembro de 2022.

Além desta, a empresa especialista em gestão de projeto e obra estará envolvida em outras duas residências de estudantes na cidade de Lisboa, mais concretamente no Areeiro e na Ajuda, que ainda não iniciaram a obra. Quando finalizados, estes cinco projetos irão disponibilizar mais de 1500 alojamentos.


Alojamento all-inclusive

Em linha com o conceito da Smart Studios, todas as unidades de alojamento das novas residências de estudantes na Alta de Lisboa estarão mobiladas e equipadas com ar condicionado, copa, zona de estar, área de estudo e casa-de-banho privativa. Alguns estúdios serão adaptados a residentes com mobilidade reduzida.

No piso 0 das residências, além da área de recepção, serão instaladas as zonas sociais com cozinha, sala de estudo e de coworking, espaço multiusos com cinema, jogos e área de convívio, sala para eventos e ainda uma lavandaria.