CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Rota Vicentina

Rota Vicentina alerta para a importância de práticas e hábitos responsáveis face o turismo

24 de março de 2023

A Rota Vicentina cruza o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. São cerca de 300 mil hectares de área protegida com espécies de fauna e flora únicas e 750 quilómetros de Trilhos Pedestres que ligam o litoral ao interior. A Associação Rota Vicentina, relembra que é imprescindível proteger estes recursos e o bem-estar das comunidades que habitam o território, e tal, só poderá acontecer com a consciência e importância da preservação.

A poucos dias do arranque da Semana ID, a terceira edição de uma iniciativa da Associação Rota Vicentina que tem como objectivo a afirmação e divulgação da identidade da Costa Alentejana e Vicentina nas suas várias dimensões, a associação destaca que este evento anual conta com inúmeras actividades – maioritariamente gratuitas - em torno da preservação do território.


Rota Vicentina


Marta Cabral, Presidente da Associação Rota Vicentina salienta que “o turismo tem sido tratado como um sector que engloba alojamento, transportes, animação turística, operação turística e restauração. Mas, num território como Portugal e, neste caso concreto, a Rota Vicentina, o Turismo deve ser percepcionado de forma muito mais lata que esta cadeia de valor. No meio rural, em particular, o turismo vive da paisagem repleta de beleza, mas com conteúdo: do acesso a uma economia local endógena e inovadora, de uma comunidade de residentes e visitantes consciente e colaborativa”.

Para uma ampla discussão do sector, a Associação Rota Vicentina está a organizar o Seminário “Turismo: um barómetro de sustentabilidade em territórios rurais”, que irá acontecer no próximo dia 31 de Março em S. Torpes, Sines, no âmbito da 3ª edição da Semana ID.


Rota Vicentina

Para um impacto positivo e convergente com a sua visão, a Rota Vicentina preparou, em conjunto com os seus Associados, inúmeras actividades em torno da preservação que podem ser consultadas aqui. O programa da Semana ID inclui observação de aves em Sagres, acções de limpeza de praias em vários pontos da costa, bem como acções de conservação da natureza nos Charcos do Malhão (Vila Nova de Milfontes) e até uma formação sobre Trilhos Pedestres.

Num momento em que o planeta enfrenta desafios sem precedentes e que as alterações climáticas estão na ordem do dia, o turismo e os viajantes podem ter um papel determinante para fazer parte da solução.


Rota Vicentina

A Semana ID propõe uma viagem sustentável entre natureza, património, cultura, gentes e paisagem, onde comunidade local e parceiros do projecto são convidados a participar na construção do programa. Ao longo dos últimos anos a Rota Vicentina promoveu este trabalho em rede, dando origem a um evento anual que reúne, em sete dias, muito do que a região tem para oferecer ao longo de todo o ano.

Algumas das actividades da Semana ID requerem inscrição. Consulte o programa completo na Agenda da Rota Vicentina.