CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Portugueses ganham 2.º prémio do Concurso Internacional de Estudantes de Arquitectura da Saint-Gobain

30 de junho de 2023

Já são conhecidos os vencedores da 18ª edição do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest". O 1º prémio foi entregue a alunos da Coreia do Sul, da Korea University, e o 2º prémio a estudantes de Portugal, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. O anúncio decorreu numa cerimónia privada, no Pátio da Galé, em Lisboa, e contou com a presença do CEO da Saint-Gobain, Benoit Bazin, o CEO da Saint-Gobain em Portugal, Jose Martos, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e estudantes de arquitectura de 30 países.

A iniciativa promovida pela multinacional francesa de materiais e serviços para a construção, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, propôs aos seus concorrentes - estudantes de arquitectura de todo o mundo – a realização de um projecto arquitectónico incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista. O desafio consistiu na reabilitação de um edifício para dar vida a uma videoteca arquivo da cidade, bem como um novo projecto residencial e o desenho urbanístico do espaço público que liga estes edifícios.


1.º Prémio apresentado por estudantes da Universidade da Coreia do Sul


19ª edição decorrerá no próximo ano, em Helsínquia, na Finlândia

Durante a cerimónia, Benoit Bazin congratulou os finalistas de 30 países cujo “profissionalismo dos projectos apresentados poderiam facilmente ser implementados na cidade”.  De acordo com o CEO da Saint-Gobain: “estamos muito satisfeitos por esta edição ter acontecido na cidade de Lisboa. Portugal é um país muito importante para a Saint-Gobain, onde temos uma presença significativa com mais de 60 anos de história.”


2.º Prémio para projecto de alunos da Faculdade de Arquitectura do Porto


O 2º prémio foi entregue a Portugal, à Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto representada pelo projecto assinado por Mariana Almeida e Sousa e Rafael Vieira Gonçalves, e o 3º prémio ao México, à Universidade Iberoamericana. O prémio especial foi confiado à Colômbia, aos estudantes da Universidad Pontificia Bolivariana, e o prémio dos estudantes, eleito directamente pelos participantes, foi conquistado pela Polónia, Wrocław University of Science and Technology.

O Concurso Internacional de Arquitectura da Saint-Gobain foi idealizado para que estudantes de arquitectura de todo o mundo possam adquirir experiência profissional e descobrir a importância da sustentabilidade na construção moderna.

A 19ª edição decorrerá no próximo ano, em Helsinquia, na Finlândia. Durante a cerimónia foi lançado um primeiro esboço do desafio arquitectónico a propor aos concorrentes.