
Mota-Engil
Mota-Engil com financiamento de 214 milhões de dólares para acelerar o crescimento em África
A Mota-Engil SGPS, S.A., garantiu um financiamento de 214 milhões de dólares - USD da International Finance Corporation (IFC), membro do World Bank Group, para apoiar os seus planos de expansão e desenvolvimento em África.
A transacção representa um marco histórico para a Mota-Engil, reforçando o seu compromisso de longa data com África, onde opera há quase 80 anos. Os investidores privados ILX Fund, AfrAsia Bank Limited e L&G estão a participar na transação ao abrigo da estrutura B Loan da IFC.
O financiamento apoiará a expansão e execução de projectos mineiros transformadores na África do Sul, Senegal e Guiné, bem como grandes projetos ferroviários, incluindo o corredor ferroviário Kano – Maradi na Nigéria e o corredor ferroviário Lobito em Angola, ao mesmo tempo que fortalece as operações mais amplas da Mota-Engil em todo o continente.
O novo financiamento permitirá adquirir equipamentos de construção e mineração de última geração, aumentando a eficiência operacional e integrando a sustentabilidade, um pilar estratégico central, em todas as fases da execução do projecto.
A transacção reflecte também a estrita adesão da Mota-Engil aos Padrões de Desempenho da IFC e o seu compromisso em garantir que grandes desenvolvimentos de infraestrutura cumpram os principais critérios ambientais, sociais e de governação (ESG). Esta abordagem promove a criação sustentável de emprego, capacita as comunidades locais e reduz os impactos ambientais em todas as áreas do projecto.
"Esta parceria estratégica com a IFC estabelece um marco significativo e histórico para a Mota-Engil. Ter um parceiro de longo prazo do calibre da IFC traz não só força financeira, mas, acima de tudo, adicionalidade estratégica, desde a sua experiência em desenvolvimento até aos padrões ambientais e sociais, e a sua capacidade de catalisar mais investimento nas operações e iniciativas da Mota-Engil", afirmou Carlos Mota Santos, Presidente do Conselho e Director Executivo do Grupo Mota-Engil.
"Para além da sua importância institucional, esta parceria reflecte o forte alinhamento, compromisso e sinergias entre ambas as organizações, ancorados numa visão partilhada de longo prazo para África, onde a Mota-Engil tem estado presente ininterruptamente durante quase 80 anos desde a sua fundação. Esta transação serve também como catalisador para aprofundar a nossa relação com a IFC noutras regiões Mota-Engil e áreas de negócio para além de África, reforçando o nosso compromisso conjunto em construir infraestruturas sustentáveis, socialmente responsáveis e de alto impacto que impulsionem um crescimento inclusivo nos mercados emergentes", salientou.
A parceria da IFC com a Mota-Engil reforça a sua capacidade de mobilizar capital internacional para projectos complexos e de grande escala que proporcionam valor económico duradouro e impacto social positivo.
"A nossa parceria com a Mota-Engil ajudará a desbloquear o potencial de África ao financiar equipamentos críticos para operações ferroviárias e mineiras — impulsionando o comércio, criando empregos e fortalecendo a integração regional", disse Makhtar Diop, Director-Geral da IFC.
"Restaurar o corredor ferroviário da República Democrática do Congo até ao Porto de Lobito, em Angola, é uma oportunidade transformadora. Um corredor revitalizado pode reduzir os custos de transporte, catalisar uma actividade económica diversificada e ligar a região de forma mais competitiva aos mercados globais. Esta colaboração sublinha o compromisso da IFC em mobilizar capital privado e apoiar o investimento em infraestruturas a longo prazo para um crescimento sustentável e inclusivo em toda África".












