CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Sede Nestlé Portugal

Merlin Properties é a primeira empresa imobiliária em Portugal a obter a certificação WELL para um dos seus edifícios

15 de junho de 2023

A Merlin Properties obteve a certificação WELL, no seu nível mais elevado – Platina –, para a recentemente remodelada sede da Nestlé Portugal, edifício do qual é proprietária.

Torna-se, assim, a primeira SOCIMI em Portugal a obter este selo, que reconhece a excelência na preocupação máxima pela promoção da saúde e do bem-estar dos seus utilizadores.   
Foi através do novo edifício do Campus Nestlé, com 23.700 m2 de área coberta e mais de 7.200 m2 de jardins, que a empresa Merlin Properties ganhou a certificação WELL e a de sustentabilidade LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) gold V4 na categoria Building Design & Construction: Major Renovation.

O nível máximo de certificação WELL valoriza os edifícios saudáveis e sustentáveis que promovam uma relação harmoniosa com os seus ocupantes, focando-se em sete aspetos essenciais: ar, água, alimentação, luz, fitness, conforto e mente. Desta forma, existem um conjunto de fatores que devem ser cumpridos rigorosamente, como a existência de uma fonte filtrada a menos de 30 metros de cada posto de trabalho, a promoção da mais pura qualidade de ar, eliminando alcatifas e possíveis ácaros e a monitorização da correta luminosidade e o conforto térmico dos postos de trabalho, de acordo com as temperaturas que se fazem sentir ao longo do ano.  

A pensar ainda no bem-estar dos colaboradores, foram reconhecidos o conforto acústico do edifício, a variedade e valor nutricional das refeições disponibilizadas e os incentivos à promoção da atividade física e o equilíbrio emocional. De facto, o edifício, em que trabalham hoje mais de mil pessoas em regime híbrido e flexível, está também equipado com 835 estações de trabalho, um circuito de um quilómetro para caminhadas ao ar livre, um parque canino e ainda uma horta comunitária.  

Por sua vez, a certificação LEED foca-se na vertente de Green Building dos edifícios, promovendo a redução dos resíduos e impactantes ambientais negativos, diminuir o uso de recursos e custos operacionais. Na sede da Nestlé foram tidos em conta assim os materiais utilizados na remodelação e a reutilização de materiais pré-existentes, a modernização das infraestruturas e a instalação de painéis solares, que permite um corte de pelo menos 25% das emissões de CO2 nos consumos de energia.

"Estamos conscientes de que aos edifícios de escritórios de hoje não basta serem desenhados apenas numa ótica tradicional. Sendo um local onde passamos grande parte do nosso tempo, é essencial que estes edifícios promovam uma qualidade e bem-estar máximos a todos os seus colaboradores. Com a certificação WELL & LEED, provámos mais uma vez a dedicação e a capacidade da MERLIN Properties em desenvolver edifícios que estão na vanguarda do bem-estar e da tecnologia”, conclui João Cristina, Director da MERLIN Properties em Portugal.