Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Prestação do crédito à habitação volta a descer

 

Prestação do crédito à habitação volta a descer

13 de fevereiro de 2015

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se, em Maio, em 1,431% (novo mínimo da série iniciada em Janeiro de 2009), o que se traduziu numa redução de 0,011 pontos percentuais (p.p.) comparativamente com a taxa observada no mês anterior. A prestação média vencida para a globalidade dos contratos diminuiu 1 euro relativamente ao mês anterior, situando-se em 259 euros.

Segundo os últimos dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, nos contratos celebrados nos últimos 3 meses, a taxa de juro implícita foi 3,168%, o que representou um aumento de 0,019 p.p. comparativamente com a taxa observada no mês anterior.

Prestação Vencida e Capital em Dívida

O valor médio da prestação vencida para a totalidade dos contratos em vigor foi 259 euros em Maio, diminuindo 1 euro comparativamente com o valor registado no mês anterior. O valor médio da prestação, para o conjunto dos contratos de crédito à habitação celebrados nos últimos três meses, aumentou 12 euros em relação a Abril, tendo-se fixado em 296 euros.

Nos contratos com destino aquisição de habitação, o valor médio da prestação vencida foi 267 euros, menos 1 euro que o valor registado no mês anterior. Para este destino de financiamento, e nos contratos celebrados nos últimos três meses, a prestação média vencida foi, em Maio, igual à registada no mês de Abril, fixando-se em 298 euros.

O valor do capital médio em dívida, para a totalidade dos contratos de crédito à habitação e para os contratos com destino de financiamento aquisição de habitação, passou de 58.520 euros e 61.495 euros, em Abril, respectivamente, para 58.455 euros e 61.426 euros, no mês de Maio, pela mesma ordem.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio do capital em dívida com destino de financiamento Aquisição de habitação manteve, em maio, o valor que tinha sido observado em Abril (70.366 euros).