CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

 

 

 

Edifício Emporium: habitação ‘prime’ na Baixa do Porto

30 de maio de 2019

Com projecto de Duarte Morais Soares, do atelier Morais Soares, o emblemático edifício dos anos 40, com forte influência art deco, vai dar lugar a um exclusivo projecto residencial que trará novos moradores à zona prime de Sá da Bandeira.

A responsabilidade da promoção é do empresário Alexandre Quintas e Sousa que, em conjunto com dois sócios, comprou o emblemático imóvel ao grupo RAR.

Situado na esquina das Ruas de Sá da Bandeira e Guedes de Azevedo, o Edifício Emporium está a ser transformado num exclusivo condomínio de luxo de apenas 23 apartamentos de tipologias T1 a T4, com áreas entre os 79 m2 e os 195 m2 e com preços de venda que vão dos 330 mil euros e os 1,2 milhões de euros (para um T4 na cobertura – 4.º piso). O empreendimento dispõe ainda de um amplo jardim interno com 800 m2 e de uma ampla garagem, que constituem mais-valias importantes para um empreendimento no centro da cidade.

 

Em comercialização

A Predibisa e a JLL foram as consultoras escolhidas para comercializar o imóvel, em regime de co-exclusividade. Inserido numa zona de grande centralidade, perto do Mercado do Bolhão e da Rua de Santa Catarina, principal artéria de comércio do Porto, o Emporium dispõe ainda de outras valências como a proximidade a equipamentos de ensino e uma rede de transportes públicos, com duas estações de Metro nas proximidades, assim como a uma oferta cultural e de lazer diversificada, colocando-o no centro de toda a actividade da Baixa.

O imóvel foi projetado pelo arquitecto José Porto e construído em 1948 para ser um edifício de grande prestígio, o que foi conseguido através da solidez do betão armado – na altura uma novidade - e da cuidada selecção de materiais nobres, combinados com a aparência moderna do traçado e a dignidade da arquitectura clássica.