
Custos de construção de habitação desaceleraram para 1,4%
O INE - Instituto Nacional de Estatística divulga hoje que a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova foi 1,4% em Julho, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à verificada no mês anterior. Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação aumentou 2,4% (1,3% em Junho).
A desaceleração homóloga dos custos de construção foi determinada pelas descidas de 0,3 p.p. da taxa de variação do índice de Mão-de-Obra e de 0,1 p.p. no índice referente ao custo de Materiais, sendo que ambas registaram uma taxa de 1,4%.
Nos Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação verificou-se um crescimento homólogo de 2,4% em Julho, taxa superior em 1,1 p.p. à observada no mês anterior. A componente dos Produtos aumentou 2,4% face ao mês homólogo (0,1% em junho). A taxa do índice da componente Serviços foi idêntica à do mês anterior (2,1%).
As regiões da Área Metropolitana de Lisboa (3,0%) e Norte (2,6%) foram aquelas que apresentaram taxas de variação homóloga iguais ou superiores à observada para a média do Continente (2,4%).