Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Casas saudáveis são a nova aposta da Casa Pronta

 

Casas saudáveis são a nova aposta da Casa Pronta

 

Casas saudáveis são a nova aposta da Casa Pronta

 

Casas saudáveis são a nova aposta da Casa Pronta

13 de fevereiro de 2015

Depois do sucesso da Casa Pronta, eis que surge a Casa Pronta SER (Saudável, Eficiente e Responsável). Um conceito que consiste em trazer ao projecto da Casa Pronta da ERA uma Arquitectura Bioclimática que está presente no desenho dos edifícios através das condições climáticas do meio envolvente, utilizando os recursos disponíveis na natureza com o objectivo de minimizar os impactos ambientais e reduzir o consumo energético.

“O Casa Pronta ERA optou pela concepção de casas saudáveis, pela necessidade de proporcionarmos aos nossos clientes as melhores casas possíveis. As pessoas não imaginam a quantidade de doenças associadas à qualidade do ar numa habitação. Com o crescente investimento em eficiência energética constrói-se cada vez mais casas pouco saudáveis, devido à estanquicidade das mesmas. Para contrariar essa tendência, surgiu esta aposta”, revela Isidro Fernandes, responsável pelos projectos Casa Pronta e Casa Pronta SER.

Segundo o responsável em termos de arquitectura, os dois conceitos são exactamente iguais, existindo uma atenção maior, logo na concepção, a alguns pormenores da arquitectura Bioclimática, como orientação solar, palas de sombreamento, árvores folha caduca, conjugando, numa fase posterior, com painéis solares, o revestimento térmico a capoto e a VMC (ventilação mecânica controlada).

“Estas casas são as mesmas do projecto inicial, não existe uma gama nova, o que existe é a introdução de um conceito, único, inovador, saudável e eficiente. O sucesso do Casa Pronta ERA fez-nos ter ainda mais responsabilidade, não defraudar os nossos clientes e sermos inovadores. Oferecer-lhes o melhor que o mercado tem para oferecer”, explica Isidro Fernandes.

Tanto para a Casa Pronta como para a Casa Pronta SER os custos são praticamente os mesmos. Segundo o responsável da ERA esse é o factor diferenciador do projecto desde o início. “Podíamos ter ido muito mais longe nesta concepção de eficiência, no entanto, com as parcerias e opções que realizamos, o custo desta enorme melhoria é extremamente reduzido. Saliento a Soler e Palau, líder mundial em ventilação que foi fundamental para que o conceito fosse viável”, salienta.

De acordo com Isidro Fernandes, em 2013, o Casa Pronta ERA deverá ultrapassar os 100 contratos e espera ultrapassar estes números em 2014.

Como é a Casa Pronta SER:

Orientação solar – O projecto arquitectónico tem em conta a orientação solar do espaço, considerando sempre vãos maiores a nascente e poente, e menores a norte e sul. E ainda considera a inclusão de elementos de controlo da incidência solar, tais como palas e zonas de sombra, com recurso a meios naturais. Desta forma obtêm-se ganhos energéticos acima dos 50%.

Reflexão Solar – Optou-se preferencialmente por pintar casas com cores claras, uma fachada de cor clara absorve menos 65% do calor solar que uma fachada de cor escura.

Plantação 2/4 árvores – Consoante a morfologia do terreno e a casa construída são plantadas árvores de folha caduca, estas árvores tem muitas folhas no verão, o que permite proteger a habitação dos raios solares. E no inverno com o cair da folha consegue-se um maior aproveitamento do sol existente, o que permite aquecer a casa. Estudos indicam que a plantação deste tipo de árvore, pode permitir uma poupança de energia directa na ordem dos 10%.

Ventilação. Mecânica. Controlada - Através de uma parceria exclusiva com a multinacional espanhola Soler e Palau, as casas beneficiam de ventilação mecânica controlada permitindo a renovação do ar da moradia de forma constante, através da substituição do ar viciado por ar novo, além de ter enormes benefícios na saúde (menor incidência de dores cabeça e doenças respiratórias - alergias, bronquites, asmas, etc.). Este sistema combina, ainda, um sistema de permuta de temperatura permitindo uma enorme eficiência energética, garantindo um aproveitamento de 90% da temperatura interior.

Revestimento Exterior a Capoto - O Sistema Capoto, é um ETICS homologado, com características técnicas e espessura adequadas, aplicado de forma contínua e pelo exterior dos edifícios, e que contribui para a optimização do desempenho energético de um edifício – intervêm sobre 30% dos desperdícios de energia.

Painéis Solares - Sistema de aproveitamento da energia solar para aquecimento das águas, através de painéis solares. O que permite poupanças energéticas até 70%.