
15 meses para vender uma casa usada em Lisboa
Durante o ano 2012, 82% das vendas de habitação realizadas pela pool de empresas de mediação e promoção imobiliária que integram o SIR – Sistema de Informação Residencial na Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa) disseram respeito a fogos usados. No total, este conjunto de empresas realizou um total de 3.188 vendas no período referido nesta região. Desenvolvido pela Confidencial Imobiliário, o SIR revela ainda que ao longo do ano, contudo, o número de casas vendidas evidenciou uma tendência decrescente. No que se refere ao segmento de casas usadas, as vendas concretizadas no 4º trimestre recuaram 25% face ao número de transacções concluídas no 1º trimestre do ano.
Preço médio de venda dos fogos usados foi de 1.221 euros/m² e nos novos 1.807 euros/m²
O preço médio de venda dos fogos usados na AM Lisboa atingiu os 1.221 euros/m² no 4º trimestre de 2012, enquanto nos fogos novos esse valor foi de 1.807 euros/m². Os descontos aplicados no preço das casas aquando da negociação final para a venda sofreram agravamentos quer no caso da habitação nova quer da usada ao longo do ano. Nas casas novas, a taxa de desconto aplicada no 1º trimestre era de -6%, passando para -9% no trimestre final do ano. Nas casas usadas, essa evolução foi de -9% para -10%.
15 meses para vender uma casa usada e sete meses para as novas
O tempo médio de absorção dos fogos usados na AM Lisboa situava-se, no 4º trimestre de 2012, nos 15 meses, bastante superior aos 7 meses registados para os fogos novos no mesmo período.
O concelho de Lisboa é o mais expressivo da AM Lisboa em termos de actividade, concentrando 40% das vendas realizadas pelo SIR – AM Lisboa em 2012. Foi também neste concelho que o preço médio de venda de habitação (para o total do mercado) atingiu o seu valor máximo em 2012, atingindo 1.715 euros/m².