Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA

Taxa Euribor sobe a três, a seis e a 12 meses

6 de maio de 2026


A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses em relação a terça-feira.

Com as alterações de hoje, a taxa a três meses, que avançou para 2,240%, continuou abaixo das taxas a seis (2,556%) e a 12 meses (2,867%).



A taxa Euribor a seis meses, que passou em Janeiro de 2024 a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, subiu hoje, ao ser fixada em 2,556%, mais 0,033 pontos do que na terça-feira.

No prazo de 12 meses, a taxa Euribor também avançou hoje, para 2,867%, mais 0,030 pontos do que na sessão anterior.

No mesmo sentido, a Euribor a três meses subiu hoje, ao ser fixada em 2,240%, mais 0,022 pontos.

Em relação à média mensal da Euribor de abril esta subiu nos três prazos, mas de forma mais acentuada nos mais longos e menos do que em março.

Em 30 de Abril, na segunda reunião desde o início da guerra, o BCE manteve as taxas directoras, pela sétima reunião de política monetária consecutiva, como tinha sido antecipado pelo mercado e depois de oito reduções das mesmas desde que a entidade iniciou o ciclo de cortes em Junho de 2024.

O mercado antecipou esta manutenção das taxas directoras, mas prevê um aumento na próxima reunião de política monetária do BCE em Junho.

A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 10 e 11 de Junho em Frankfurt, Alemanha.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Lusa/DI

PUB
Arrendamento
Arrendar casa em Portugal já custa, em média, 1.335 euros por mês
28 de abril de 2026
PUB