Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA

Euribor desce a três e seis meses e sobe a 12 meses para novo máximo desde Abril

15 de dezembro de 2025

A taxa Euribor desceu hoje a três e a seis meses e subiu a 12 meses para um novo máximo desde 04 de abril.

Com as alterações de hoje, a taxa a três meses, que recuou para 2,072%, permaneceu abaixo das taxas a seis (2,168%) e a 12 meses (2,310%).

A taxa Euribor a seis meses, que passou em Janeiro de 2024 a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, baixou hoje, ao ser fixada em 2,168%, menos 0,002 pontos do que na sexta-feira.

No prazo de 12 meses, a taxa Euribor subiu para 2,310%, mais 0,016 pontos do que na sexta-feira e um novo máximo desde 04 de abril.

A Euribor a três meses cedeu hoje, para 2,072%, menos 0,010 pontos do que na sexta-feira.

Esta semana realiza-se a próxima reunião de política monetária do BCE na quarta e na quinta-feira em Frankfurt.

Em 30 de Outubro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas directoras, pela terceira reunião de política monetária consecutiva, como tinha sido antecipado pelo mercado e depois de oito reduções das mesmas desde que a entidade iniciou este ciclo de cortes em Junho de 2024.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Lusa/DI

PUB
Habitação
Comprar casa no Centro custa agora 274.500€. Santarém e Leiria lideram valorizações – diz o Imovirtual
4 de dezembro de 2025
PUB