Taxas Euribor sobem nos prazos de três, seis e 12 meses
As taxas Euribor subiam hoje nos prazos de três, seis e 12 meses relativamente ao dia anterior.
A taxa a três meses subiu 0,015 pontos para 2,047%, o que compara com os 2,032% de quarta-feira, mas mesmo assim mantém-se abaixo das taxas a seis (2,062%) e 12 meses (2,101%).
A taxa Euribor a seis meses, que em Janeiro do ano passado passou a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, subiu hoje 0,007 pontos, para 2,069%, contra 2,062% na quarta-feira.
A Euribor a 12 meses seguiu a tendência e avançou 0,014 pontos para 2,115%, o que compara com 2,101% na véspera.
Na última reunião de política monetária, em 24 de Julho, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas directoras, como antecipado pelos mercados e depois de oito reduções das mesmas desde que a entidade iniciou este ciclo de cortes em Junho de 2024.
Enquanto alguns analistas antecipam a manutenção das taxas directoras pelo menos até ao final deste ano, outros preveem um novo corte, de 25 pontos base, em Setembro.
A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 10 e 11 de Setembro em Frankfurt.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
Lusa/DI