Euribor cai a 3 meses mas sobe a 6 e a 12 meses
A Euribor desceu hoje a três meses para um novo minimo desde Dezembro de 2022 e subiu a seis e a 12 meses em relação a segunda-feira.
Com as alterações de hoje, a taxa a três meses, que baixou para 2,060%, ficou abaixo da taxa a seis (2,121%) e a 12 meses (2,095%).
A taxa Euribor a seis meses, que passou em Janeiro de 2024 a ser a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, avançou hoje, ao ser fixada em 2,121%, mais 0,001 pontos.
No prazo de 12 meses, a taxa Euribor também subiu, ao ser fixada em 2,095%, mais 0,001 pontos do que na segunda-feira.
Em sentido contrário, a Euribor a três meses, que está abaixo de 2,5% desde 14 de Março passado, voltou a recuar hoje, para 2,060%, menos 0,015 pontos e um novo mínimo desde 16 de Dezembro de 2022.
Em 17 de abril, na última reunião de política monetária, o Banco Central Europeu (BCE) desceu a taxa directora em um quarto de ponto para 2,25%.
A descida, antecipada pelos mercados, foi a sétima desde que o BCE iniciou este ciclo de cortes em Junho de 2024.
A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 05 e 06 de Junho em Frankfurt.
As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 19 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.
Lusa/DI