CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma escada que é uma obra de arte num armazém em Matosinhos

16 de julho de 2021

O atelier Paulo Merlini architects criou para a E-goi e a Clavel´s kitchen um espaço fluido, equalitário, heterogeneo e despretencioso. Uma espiral em betão interliga os três pisos e caracteriza todo o espaço. 

Segundo o arquitecto Paulo Merlini, os clientes eram já proprietários do armazem adjacente à area de intervenção onde se encontram sediadas as empresas, mas com o seu crescimento exponencial exisitiu a necessidade de aumentar o
espaço fisico da empresa.

Os principais desafios desta intervenção foram a interligação dos dois armazens, de forma a conseguir coser o espaço original e o novo espaço da forma mais fluída e natural possível, e a criação de dinâmicas entre as duas empresas, que embora distintas, funcionam de forma sinérgica.

De acordo com a memória descritiva do projecto: "Uma das questões mais importantes no desenho da sede de uma empresa é o de criar um espaço que expresse e se coadune com a cultura empresarial.

Neste caso, tanto a E-goi como a Clavel´s kitchen, apresentam um tipo de gestão bastante informal, ainda que extremamente profissional, e pediram-nos um espaço que expressasse isso mesmo, um espaço fluido, equalitário, heterogeneo e despretencioso. Em termos de funcionalidades o novo espaço deveria garantir bastante flexibilidade espacial, para dar resposta ao crescimento da empresa, incluir um novo estúdio de fotografia, várias salas de reuniões, umas formais, outras informais, cabines para videochamadas e um espaço de refeições que conseguisse albergar pelo menos cem pessoas".

A equipa de arquitectos refere ainda que: "Para conseguir dar resposta a todas as funcionalidades pretendidas, distribuimos uma série de caixas em madeira, onde integramos todos os espaços encerrados, salas de reuniões, casas de banho e as cabines para videochamadas. É a distribuição destas caixas pelo espaço que define toda a dinâmica espacial. Ao distribuirmos estas funções de forma heterogenia pelo espaço, e ao desencontrarmos estes elementos, numa espécie de caos organizado, conseguimos garantir versatilidade espacial, e criamos uma série de recantos que permitem vários tipos de apropriação, atribuindo a cada um deles uma personalidade distinta. Garantimos espaços amplos, onde a interacção entre colegas de trabalho se dá com grande naturalidade, e espaços mais recatados, onde se pode ler um livro, relaxar, ou mesmo ter uma reunião mais informal.

Outra das preocupaçoes base foi a de garantir que todos os espaços tivessem bastante luz natural. Com a forma da fachada definida pelas restrições legais, desenhamo-la completamente envidraçada. Adjacente à fachada localizámos o estúdio de fotografia no segundo piso e o restaurante no terceiro. Desta forma garantimos uma forte relação visual com a Avenida principal, atribuindo um efeito cénico ao dia a dia da empresa. O estúdio de fotografia tira partido da luz
norte, a melhor para o tipo de função a que se propõe, já que este tipo de luz, reflectida pelo céu, oferece um iluminação de baixos contrastes, mantendo-se relativamente constante durante o dia. No alçado posterior, a poente, abrimos uma série de vãos envidraçados que reforçam a presença da luz natural ao longo de todo o dia.

De forma a garantir uma relação entre pisos fluída e natural, desenhamos uma espiral em betão com um forte carácter escultórico, que interliga os três pisos e que pela sua presença caracteriza todo o espaço. No topo uma claraboia ilumina os três pisos e deixa a descoberto a estrutura de barras recíprocas de suporte da rampa, elegantemente proposta pelo engenheiro".

Ficha Técnica: 

Nome do Projecto: E-goi + Clavel´s kitchen
Atelier de Arquitectura: Paulo Merlini architects
Arquitecto responsável: Paulo Merlini/ André Santos Silva
Website: www.paulomerlini.com
Localização: Avenida Menéres/ Matosinhos
Ano de conclusão da obra: 2020
Área total construída (m2): 2800 sq/m
Fotógrafo . Architectural photographer: Ivo Tavares Studio
Website : www.ivotavares.net