CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Entrevistas

 

Sector imobiliário continuará com a sua imagem reforçada enquanto investimento seguro

1 de fevereiro de 2021

Julio Delgado, CEO do Ombria Resort, acredita que o sector imobiliário continuará com a sua imagem reforçada enquanto investimento seguro, comparando com outros investimentos, como a bolsa ou sistemas bancários de aforro.

O responsável admite ainda que em 2021 as intenções e os planos de investimento serão influenciados pelo foco nas alterações climáticas e na sustentabilidade.

O que se pode esperar para o mercado imobiliário em 2021?

Apesar do panorama incerto causado pela pandemia em 2020, penso que ao longo deste ano os investidores nacionais e internacionais vão apostar no mercado imobiliário em Portugal, particularmente no sector residencial. Contudo, é difícil antecipar expectativas: tudo dependerá da celeridade e da evolução da situação pandémica e da vacinação.

Devido à pandemia surgiram novas tendências no imobiliário residencial e turístico que creio que se vão manter ao longo dos próximos anos. Existirá sem dúvida mais procura por propriedades rodeadas pela natureza ou com fácil acesso a amplos espaços verdes, em resorts de baixa densidade de construção e localizados em zonas com boas acessibilidades, mas afastadas dos grandes centros urbanos, onde os residentes se sintam em segurança do ponto de vista físico e sanitário.

No contexto económico, acredito que o sector imobiliário continuará com a sua imagem reforçada enquanto investimento seguro, comparativamente com outros investimentos, como a bolsa ou sistemas bancários de aforro.

Quais os desafios que se vão colocar ao sector este ano?

Apesar da quebra no investimento, o imobiliário nacional conseguiu revelar resiliência. Tal como ao longo do ano passado, este ano vai requerer um grande nível de adaptação. A transicção para o trabalho remoto com a ajuda de ferramentas tecnológicas tornou-se fundamental. 

O Ombria Resort vai continuar a apostar em campanhas de marketing online e nas redes sociais, nomeadamente através da sua app que nos permite fazer visitas virtuais e assim conhecer em pormenor os nossos imóveis. Todos os imóveis que temos em comercialização são vendidos em planta, pelo que sempre utilizámos muito o digital para captar novos clientes e para nos ajudar no processo de vendas.

Além destes desafios, acredito que em 2021 as intenções e os planos de investimento serão influenciados pelo foco nas alterações climáticas e na sustentabilidade.

Que medidas devem ser tomadas em 2021?

O processo de licenciamento de projectos imobiliários, que foi afetado com a pandemia, deverá requerer menos burocracia e mais capacidade administrativa dos municípios. 

A meu ver, o investimento privado, em especial para atrair e reter investidores estrangeiros, deve ser estimulado com incentivos fiscais, principalmente agora com as alterações ao Regime dos Vistos Gold. Sendo a crise económica uma realidade incontornável, bem como a concorrência de outros países europeus, será essencial que se introduza mais estabilidade e confiança de longo prazo no mercado imobiliário nacional.

http://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/Imobilario-Um-sector-mergulhado-na-incerteza-mas-sem-perder-a-confianca