
Liberdade 240, Lisboa
Corum reforça a sua oferta de fundos imobiliários para pequenos investidores portugueses
A Corum Investments reforçou a sua gama de fundos imobiliários disponíveis para investidores particulares nacionais. Após a aprovação do regulador português, passa a disponibilizar, além do Corum Origin e do Corum XL, o fundo Corum Eurion, a todos os aforradores.
Este fundo foi criado em 2020 para aproveitar oportunidades na Zona Euro, com enfoque em ativos com selo ESG.
Presente em Portugal desde 2014, com escritório em Lisboa desde 2019, a Corum Investments já disponibilizava o Corum Eurion a investidores profissionais. No entanto, perante o aumento da procura pelos seus fundos, solicitou autorização para iniciar agora a comercialização deste fundo junto do público em geral, precisamente no ano em que celebra o seu quarto aniversário.
"A CORUM tem como objetivo oferecer soluções de investimento diversificadas aos investidores em todos os momentos. É com esse intuito que decidimos agora disponibilizar o Corum Eurion a todos os investidores em Portugal, permitindo-lhes ter exposição a um portefólio de imóveis comerciais diversificados e orientados por critérios ESG", afirma Marcelo Capitão, Director da Corum Portugal.
Lançado em 2020, o Corum Eurion exige um investimento inicial mínimo de apenas 215 euros, sendo possíveis reforços a partir de 50 euros. O fundo permite aos investidores exposição a ativos imobiliários em sete países da Zona Euro, abrangendo desde escritórios e espaços comerciais até hotéis e instalações industriais, com o objectivo de alcançar uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR)* de 6,5% a 10 anos e uma rentabilidade** anual de 4,5%, meta que tem sido consistentemente superada.
O Corum Eurion oferece a todos os aforradores a possibilidade de exposição à crescente procura por soluções de Investimento Socialmente Responsável. Com este selo, a Corum assume o compromisso de seguir uma estratégia de investimento orientada pelos critérios ESG, focando-se em activos mais eficientes em termos energéticos e ambientalmente sustentáveis.
Entre os imóveis detidos pelo fundo encontram-se vários em Portugal. Em 2021, o Corum Eurion adquiriu o edifício Green Park em Lisboa, onde estão sediados os escritórios da Unicre, por 6,5 milhões de euros. Em 2022, o fundo foi reforçado com a compra de um edifício de escritórios no Porto, onde se encontram as empresas tecnológicas Infraspeak, Koerber e Sitel, por 16 milhões de euros.
Em 2023, foi realizado mais um investimento no país com a aquisição do edifício industrial em Benavente. Nesse mesmo ano, concretizou-se a maior aquisição do fundo em Portugal: a compra de um centro logístico em Famalicão, por um total de 26 milhões de euros.
* A Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) mede a rentabilidade do investimento num determinado período. Considera a evolução do preço da ação e os dividendos distribuídos ao longo do período, bem como todas as comissões pagas pelo investidor.
** Taxa de distribuição, definida como o dividendo bruto, antes de impostos nacionais e estrangeiros (pagos pelo fundo em nome do investidor), pago relativamente ao ano N (incluindo dividendos extraordinários, antecipados e participação em mais-valias distribuídas), dividido pelo preço de subscrição da quota em 1 de janeiro do ano N.