CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projecto português ganha o 2.º Prémio da “Obra do Ano” - Concurso promovido pela ArchDaily

5 de abril de 2021

O projecto de habitação colectiva pré-fabricado em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, do atelier SUMMARY e construído pela Farcimar, ganhou o 2.º prémio de “Melhor Obra” do mundo lusófono organizado pelo ArchDaily, um dos maiores portais de arquitectura do mundo.

O primeiro lugar foi conquistado pelo Hospital Público de Emergência de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, no Brasil, do escritório SPBR Arquitetos. Enquanto que a terceira posição ficou com a Residência RN, em Itaúna, Minas Gerais, desenvolvida pelo escritório Jacobsen Arquitetura.

O SUMMARY, estúdio de arquitectura português fundado no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, tem pautado a sua actuação e percurso “procurando o equilíbrio entre pragmatismo e experimentalismo”, no âmbito de soluções pré-fabricadas com o “objetivo de responder a um desafio determinante da arquitectura contemporânea – acelerar e simplificar os processos construtivos”.

Segundo o atelier, “os requisitos deste projecto eram claros e estavam definidos desde o primeiro momento: a construção teria de ser rápida, económica e modificável ao logo do tempo, consoante as diferentes necessidades que pudessem surgir. O conteúdo desta encomenda levou o estúdio a utilizar elementos pré-fabricados e a deixar partes do projecto indefinidas, assumindo a rapidez de construção, a flexibilidade e a otimização de recursos como temas centrais”.

A construção da Habitação colectiva com 998 m2 é da responsabilidade da Farcimar. A empresa pertence a um grupo que tem sede em Arouca, que nasceu em 1989 e é conhecido pela qualidade das suas empresas altamente inovadoras e especializadas nas áreas dos pré-fabricados e execução de obras.

O projecto de Vale de Cambra utiliza exclusivamente sistemas construtivos pré-fabricados e modulares.

 

O projecto

Concebida e licenciada como uma fracção de habitação colectiva, o projecto incorpora as principais vantagens da habitação unifamiliar: entradas claramente individualizadas e uma completa separação acústica entre as diferentes unidades.

O betão armado pré-fabricado, predominante na estrutura e composição do edifício, fica assumidamente visível em toda a sua extensão (no interior e no exterior), sem pinturas ou revestimentos, facto que contribui para a redução dos custos e do impacto ambiental desta construção, pela supressão de materiais adicionais e da mão-de-obra inerente à sua aplicação.

 

Fotografias de Fernando Guerra | FG+SG